Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleição de Picos: Padre Walmir exonera aliados de Araujinho

Desde que oficializou o rompimento, no final de julho, o prefeito tem se reunido com aliados e cobrado uma posição com relação à pré-candidatura de Araujinho

07/08/2020 17:07

O rompimento entre o atual prefeito de Picos, Padre Walmir Lima (PT), e o empresário e pré-candidato a prefeito do município pelo PT, Araujinho, deixaram a gestão municipal em crise. Sob argumento de que não estaria tendo espaço para a indicação de vice-prefeito no grupo que reúne também MDB, PCdoB e PL, Walmir resolveu retirar seu apoio à pré-candidatura do empresário e ainda trabalhar contra.

Desde que oficializou o rompimento, no final de julho, o prefeito tem se reunido com aliados e cobrado uma posição com relação à pré-candidatura de Araujinho. ‘Para permanecer no governo, deve se opor ao empresário’, tem exigido Padre Walmir. A postura do gestor já levou a pelo menos quatro exonerações em seu secretariado e o desembarque de nove vereadores. 


Leia também

Com vistas em 2022, Wellington Dias e Ciro Nogueira rompem politicamente 


A primeira manifestação de apoio a Araujinho partiu dos partidos da base. Em nota conjunta, as siglas afirmaram que permanecem unidos com o empresário. “Entendemos que a plataforma de governo que vem sendo elaborada com muito diálogo, união e respeito a todos pelo Pré-candidato Araujinho representa os anseios da população e nos enche de esperança para construirmos uma cidade mais igualitária, moderna e focada do futuro. Dessa forma, reiteramos nossa posição de marcharmos unidos nas eleições de 2020”, descreveu a nota. 

Padre Walmir resolveu jogar contra a pré-candidatura de Araujinho (Foto: Reprodução / Facebook)

Logo em seguida, secretários do governo municipal preferiram manter o apoio ao pré-candidato petista. A secretária de Trabalho e Assistência Social, Gloria Saunders; e o secretário de Obras, Habitação e Urbanismo, Wesley da Silva, deixaram a gestão no início de agosto. Depois, foi à vez da secretária Municipal de Planejamento, Organização e Avaliação, Oneide Rocha, pedir exoneração. Já nesta sexta-feira (07/08), o secretário Municipal de Saúde, Junior Santos, recebeu o aviso de exoneração. 

O prefeito Walmir Lima articulou a pré-candidatura de Maria Santana, diretora do Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM), contudo, o governador Wellington Dias entrou no debate e levou os partidos da base aliada a preferir Araujinho. Walmir se contentou em lançar o vice, mas alegou que não estava tendo voz na formação da chapa e anunciou o rompimento.

Por: Otávio Neto
Mais sobre: