Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dr. Pessoa se reúne com cônsul francês em busca de empréstimo de R$ 234 milhões

O financiamento de 36 milhões de euros será aplicado em investimentos na Capital, contemplando diversas ações da Agenda Teresina 2030

08/02/2021 12:12

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), recebeu, na manhã desta segunda-feira (08), representantes do Consulado Geral de França para o Nordeste e da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), para assinatura de protocolo de cooperação referente aos projetos Teresina 2030 (Programa de Desenvolvimento Integrado do Município de Teresina) e Programa Euroclima+ (Observatório do Transporte). Na reunião, o prefeito discutiu ainda o financiamento de 36 milhões de euros (equivalente a R$ 234 milhões) junto à Agência Francesa.


Leia também: ENEM: Merlong pede adiamento da reaplicação da prova após alta abstenção


Foto: Rômulo Piauilino/Semcom

De acordo com a PMT, o protocolo de cooperação, assinado nesta segunda-feira no Palácio da Cidade, visa melhorias do setor da saúde e da assistência social, de fomento à educação, de desenvolvimento econômico e solidário, de apoio à inovação, de preservação do patrimônio e de aprimoramento da eficiência da governança.

“A França já é uma parceira nas áreas econômica, cultural, tecnológica e várias outras. Agora estamos avançando para a questão social, sempre em um equilíbrio entre a natureza, o homem e o econômico, para que os resultados sejam positivos para investimentos no social. Muito feliz com esse momento”, destacou o prefeito Doutor Pessoa.

O financiamento de 36 milhões de euros será aplicado em investimentos na Capital, contemplando diversas ações da Agenda Teresina 2030, entre elas a implantação de sistemas de saneamento para a área rural, a melhoria dos sistemas de drenagem da cidade, a requalificação habitacional de moradias e a criação de novos parques.

Segundo o secretário municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), João Henrique Sousa, por se tratar de um empréstimo internacional, os projetos precisarão da aprovação do Senado Federal. Caso sejam aprovadas, a previsão é de que as obras sejam iniciadas a partir do dia 1º de julho.

Foto: Rômulo Piauilino/Semcom

“Temos a convicção de que, ainda no primeiro semestre, concluiremos os projetos. Vamos acompanhar esse trâmite, mas a expectativa nossa é que, no primeiro semestre, tudo esteja concluído, a partir do dia 1º de julho vai estar tudo liberado e as obras estarão nas ruas”, afirma.

O cônsul Geral da França em Recife, Pernambuco, Hugues Fanton afirma que a Agenda Teresina 2030 é uma das prioridades da AFD no Brasil. Segundo ele, a assinatura do acordo demonstra não apenas a boa relação entre os dois países, mas o interesse francês para o desenvolvimento da capital piauiense.

“O projeto tem as prioridades que a França quer desenvolver aqui no Brasil, que é o desenvolvimento sustentável, fazer com que os cidadãos se aproximem das prefeituras, com desenvolvimento econômico adequado ao meio ambiente e a luta contra as desigualdades sociais”, concluiu Fanton.

Edição: Com informações da PMT.
Mais sobre: