Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dr. Pessoa e Montezuma trocam acusações na Justiça na reta final da campanha

Os dois candidatos são adversários na disputa pela gestão municipal.

10/11/2020 15:24

A reta final da campanha para a Prefeitura de Teresina tem movimentado a Justiça Eleitoral. Em especial, a disputa envolvendo os candidatos Kleber Montezuma (PSDB) e Dr. Pessoa (MDB), que encabeçam as pesquisas de intenção de voto na Capital. Uma das ações movidas foi apresentada pela Coligação “O povo faz acontecer”, que tem como candidato à Prefeitura de Teresina o ex-secretário municipal de Educação, na noite de ontem (09).


Leia também: “O segundo turno já começou”, diz Kleber Montezuma ao revelar novas adesões 

Na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), o candidato pediu a cassação do registro de candidatura da coligação “Pra Cuidar da Nossa Gente”, liderada pelo Dr. Pessoa. A coligação pede a quebra do sigilo fiscal do candidato sob a acusação de abuso de poder político.

Dr. Pessoa (à esquerda) e Kleber Montezuma (à direita). (Fotos:  O Dia)

De acordo com a denúncia, Dr. Pessoa estaria mentindo sobre os atendimentos gratuitos que faz ao público e que o candidato estaria trocando votos por consultas. “A coligação afirma que, além de ter recebido mais de R$ 500 mil do SUS para realizar os atendimentos que diz serem gratuitos, Dr. Pessoa abusa do poder político para trocar atendimentos por votos, criando uma sensação de gratidão nos eleitores”, informou o PSDB.

Em nota à imprensa, a coligação “Pra Cuidar da Nossa Gente” argumentou que não há “nenhum fundamento jurídico que possa prejudicar a candidatura do Dr. Pessoa para prefeito de Teresina”.  Em defesa do candidato, o MDB esclareceu que o candidato Dr. Pessoa é médico colaborador da Associação Beneficente a Favor da Vida e da Esperança e reitera que o mesmo teria realizado milhares de cirurgias gratuitas, especialmente em favor da população de baixa renda.

“Dr. Pessoa nunca recebeu nenhum valor da citada Associação beneficente e não serão ações judiciais, reflexo de desespero eleitoral, que farão Dr. Pessoa parar de fazer o bem e desenvolver a sua missão de médico”, defendeu a coligação.

Ainda na nota, o MDB troca acusações com o PSDB e acusa Kleber Montezuma de ter utilizado a empresa 3 Gen para realização de possíveis atos de pré-campanha a seu favor. “Ocorre que o candidato Kleber Montezuma, enquanto secretário de Educação do Município, contratou a empresa 3Gen duas vezes, por quase R$700 mil, por inexigibilidade, e esta realizou possíveis atos de pré-campanha a seu favor”, alegou o MDB.

Ambas as acusações ainda não foram analisadas pelo juiz eleitoral. Vale lembrar que os dois candidatos são adversários na disputa pela gestão municipal.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: