Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Dr. Pessoa e Fábio Abreu empatam na disputa pela Prefeitura de Teresina

O levantamento foi realizado de 9 a 11 de setembro, com 800 entrevistados de 16 anos ou mais de idade, com domicílio eleitoral na zona urbana da Capital

14/09/2020 06:56

Os pré-candidatos a prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, do MDB, e Fábio Abreu, do PL, estão empatados tecnicamente. O emedebista tem 23,51% e o pré-candidato do PL aparece 22,64%. Os números são da pesquisa do Instituto Data O DIA para a corrida pelo comando do Palácio da Cidade e divulgada hoje (14) com exclusividade pelo Sistema O DIA nas suas plataformas no rádio, televisão, jornal e internet. Em terceiro lugar na disputa, com 15,67% das intenções de votos, está o pré-candidato do PSDB, Kléber Montezuma, que conta com o apoio da atual gestão da Capital piauiense. O petista Fábio Novo, com 3,86% dos votos, aparece em quarto lugar.

A lista de candidatos citados na pesquisa é seguida pelos nomes de Lourdes Melo, do PCO, com 0,62%; Major Diego, do Patriota, com 0,50%; Gervásio Santos, do PSTU, com 0,25%; Pedro Laurentino, da Unidade Popular com 0,25%; Fábio Sérvio, pré-candidato pelo PROS, com 0,12% e Firmino Filho, também com 0,12%. O percentual de quem não soube ou não quis responder foi 32,46%.

Como trata-se de pesquisa espontânea, o Data O DIA fez a pergunta: “Se as eleições municipais fossem hoje, em quem o senhor (a) votaria?”. Neste caso, cabe ao eleitor indicar em quem deve votar, sendo possível citar o nome de quem não pode ser candidato, como é o caso de Firmino Filho (PSDB), que não vai concorrer e foi citado nas respostas.

A pesquisa Data O DIA foi realizada de 9 a 11 de setembro, com 800 entrevistados de 16 anos ou mais de idade, com domicílio na zona urbana de Teresina. A margem de erro é de 2,91% e com 90% de coeficiente de confiança. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, sob o número de identificação 000252/2020.

Pesquisa Estimulada fortalece a tese de segundo turno na Capital

Em pesquisa estimulada, o Instituto Data O DIA apresentou o nome de 10 pré-candidatos a prefeito de Teresina. Nela, o cenário de empate técnico se consolida e confirma a tendência de que haverá segundo turno nas eleições deste ano. O Tribunal Superior Eleitoral marcou o segundo turno das eleições 2020 para 29 de novembro, ele ocorre em cidades com 200 mil eleitores ou mais, e onde não houver um candidato com maioria absoluta dos votos.

De acordo com os números, os quatro pré-candidatos que aparecem mais bem colocados são Dr. Pessoa (MDB) que aparece com 27,24%; seguido por Fábio Abreu (PL) com 26,37%; Kleber Montezuma com 19,15% e Fábio Novo com 4,73%. Neste cenário, o segundo turno das eleições em Teresina será entre Dr. Pessoa e Fábio Abreu.

Em um núcleo intermediário da pesquisa, aparecem Major Diego Melo (Patriota), com 1,87%; Pedro Laurentino (UP) com 1,12% e Lourdes Melo (PCO) com 1%. Na pesquisa, três nomes não conseguem a um ponto percentual: Gervásio Santos (PSTU) com 0,62%; Fábio Sérvio (PROS) com 0,37% e Simone Pereira (PSD) com 0,25%. Neste cenário, 17,29% das pessoas entrevistadas não souberam ou não quiseram opinar.

Em confronto direto, se as eleições fossem hoje, Fábio Abreu venceria Kleber Montezuma, Dr. Pessoa e Fábio Novo

O Instituto Data O DIA pesquisou a performance dos três primeiros colocados quando estes entram em confronto direto pelo comando da Prefeitura de Teresina. Em todos os cenários em que participa, se a eleição fosse hoje, o pré-candidato a prefeito pelo PL, Fábio Abreu, venceria os demais adversários.

Quando o embate ocorre entre ele e o emedebista Dr. Pessoa, Abreu aparece com 38,93% das intenções de votos, e Dr. Pessoa com 34,45%. 26,62% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder. Quando o pré-candidato do PL enfrenta o tucano Kleber Montezuma, Abreu tem 43,78% e o nome apresentado pelo PSDB para concorrer ao Palácio da Cidade tem 27,74% das intenções de votos. Neste cenário, o percentual de quem não quis ou não soube respondem, ficou em 28,48%.

O Data O DIA também simulou o confronto direto entre o ex-secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, com o petista Fábio Novo. Na ocasião, o nome do PL aparece com 50,37% das intenções de votos, enquanto o deputado estadual e ex-secretário estadual de Cultura, tem 12,56%. O percentual de quem não quis ou não soube opinar se eleva a 37,06% neste cenário.

Dr. Pessoa venceria Montezuma em disputa direta

Quando o confronto direto pelo comando da Prefeitura de Teresina é entre o emedebista Dr. Pessoa e o tucano Kleber Montezuma, o médico e ex-deputado tem larga vantagem, segundo a pesquisa do Instituto Data O DIA. Neste cenário, se as eleições fossem hoje, Dr. Pessoa aparece com 45,40% das intenções de votos e Montezuma tem 26,99%. O número de pessoas que informaram não saber em quem votar ou não quiseram dizer foi de 27,61%.

Dr. Pessoa é pré-candidato pelo MDB e tem como companheiro de chapa o também ex-deputado Robert Rios, do PSB. Ambos consolidaram aliança ainda no ano passado e fazem oposição a atual gestão do prefeito Firmino Filho (PSDB). Entre os principais articuladores da chapa está o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Themístocles Filho (MDB).

Já Kleber Montezuma é conhecido por suas participações nas gestões tucanas em Teresina. No atual mandato de Firmino Filho (PSDB), ele ocupou a Secretaria de Educação e tem no próprio gestor da Capital o seu principal apoiador. O pré-candidato a vice-prefeito em sua chapa é o Sargento R. Silva, do Progressistas.

Por: João Magalhães, do Jornal O Dia
Mais sobre: