• Curta Doar
  • Teresina 167 anos
  • Equatorial fullbanner
  • Casa dos salgados
  • Novo app Jornal O Dia

Dias quer plano para combater peste suína no Nordeste

A ministra ficou de se reunir com governadores da região para tratar sobre o plano

20/04/2019 08:54h

O governador Wellington Dias cumpriu agenda em Brasília nessa semana e se reuniu em audiência com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. Na ocasião, ele propôs a elaboração de um Plano Comum de Erradicação da Peste Suína para o Nordeste. O Piauí obteve nos últimos dias, registros de casos em Lagoa do Piauí, a 42 km ao sul de Teresina. Nos últimos anos, também foram registrados casos no Ceará.

No encontro com a ministra, Wellington Dias afirmou que a bancada federal tem apoiado com firmeza a pauta e estão trabalhando em conjunto para aproveitar essa situação do caso da Peste Suína que aconteceu em Lagoa do Piauí para propor um plano para o Nordeste brasileiro.

O governador informou à ministra sobre as ações para combater o vírus da peste suína no Piauí (Foto: Arquivo O DIA)

“Em Lagoa do Piauí a situação já foi controlada. Determinamos o abate dos animais e o controle de novos focos, inclusive com a indenização para os produtores, para que eles não tenham esse prejuízo. A Ministra aceitou a proposta para o Nordeste, incluindo também o Pará que tem relação intensa de compra e venda animais com a região. Queremos juntos alcançar o patamar de livres da peste suína, assim como já temos de área livre de febre aftosa”, comentou o governador piauiense.

Dias destacou que a Ministra da Agricultora acertou um reunião técnica, seguida de uma reunião com os governadores do Nordeste.

A deputada federal e primeira-dama do Estado, Rejane Dias, participou da reunião e enfatizou que a bancada federal quer colocar em pauta uma lei que trata sobre o assunto. “Vamos falar com presidente da Câmara para colocar em pauta e tratar o tema como uma situação de urgência”, disse a parlamentar.

Por: João Magalhães - Jornal O DIA

Deixe seu comentário