Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Deputados já articulam espaços nas comissões técnicas da Alepi

Os deputados Marden Menezes(PSDB), Gustavo Neiva(PSB) e Teresa Brito (PV) estreitaram o diálogo nas últimas semanas, e devem formar outro bloco que vai em busca de espaços.

16/01/2019 08:31

A eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Piauí não é o único assunto que tem movimentado as articulações políticas nos corredores da Assembleia Legislativa. Os deputados estaduais também já discutem a composição das nove comissões técnicas da casa, na nova legislatura. 

Durante o recesso parlamentar, as conversas têm avançado e alguns blocos partidários já começam a ser formados.  Um desses blocos é formado por MDB e PDT, que juntos possuem sete deputados estaduais. O encontro foi costurado durante conversa entre o  presidente estadual do PDT, Flávio Nogueira, e os membros da bancada do MDB na Assembleia. 

Foto: Jailson Soares/O DIA

De acordo com o deputado João Madison (MDB), a intenção é fortalecer os dois partidos na disputa por espaços nas comissões. “Temos um bloco agora com o PDT para fortalecer ainda mais o parlamento, e, posteriormente viabilizar a participação dos parlamentares nas comissões”, destacou. 

Outro bloco partidário que começa a ser formado é composto por PR, PRB e Solidariedade. Unidos, os três partidos vão ter cinco parlamentares na nova legislatura: Carlos Augusto (PR), Dr Hélio (PR), Fábio Xavier(PR); Gessivaldo Isaías (PRB); e Evaldo Gomes (SD). 

A oposição também já começa a articular espaços nas comissões técnicas da Assembleia. Os deputados Marden Menezes(PSDB), Gustavo Neiva(PSB) e Teresa Brito (PV) estreitaram o diálogo nas últimas semanas, e devem formar outro bloco que vai em busca de espaços nas comissões. 

Atualmente, a Assembleia conta com nove comissões: Constituição e Justiça; Defesa do Consumidor e Meio Ambiente; Defesa dos Direitos da Mulher; Direitos Humanos e Juventude; Energia e Mineração; Fiscalização e Controle, Finanças e Tributação; Infraestrutura; Saúde, Educação e Cultura; e Segurança Pública.  Cada comissão é composta por sete membros efetivos e sete suplentes. 

Por: Natanael Souza
Mais sobre: