Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Deputado requer prorrogação do prazo para pagamento de IPVA no Piauí

Documento encaminhado ao Governo do Estado argumenta que a pandemia dificultou a quitação do imposto

10/08/2020 10:14

Um requerimento do deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos), aprovado pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), solicita ao governador Wellington Dias (PT) a prorrogação das condições para o pagamento do  Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Gessivaldo Isaías (Foto: Ascom Alepi/Tiago Amaral)

O pedido, que leva em consideração as dificuldades impostas à população por conta da crise sanitária causada pelo novo coronavírus (Covid-19), também requer um maior prazo para condutores quitarem seus débitos referentes ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

"Desta forma, resta claro que se faz oportuno a prorrogação dos prazos até que se retorne a maioria das condições de normalidade, visto que, a cobrança do pagamento neste momento difícil gera enormes prejuízos aos cidadãos piauienses", argumenta o texto encaminhado ao Governo do Estado.


LEIA TAMBÉM: DETRAN-PI está funcionando? Veja como ser atendido 

Dada a pandemia e a suspensão das atividades presenciais do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), o calendário de pagamento do IPVA, com vencimento inicialmente mantido para o mês de março, foi estendido por mais trinta. "Se faz necessário nova prorrogação, já que o estado do Piaui ainda se encontra com a suspensão de diversas atividades", pontua o requerimento. 

Após esse período com funcionamento apenas em suas plataformas virtuais, o Detran-PI voltou a atender o público nesta segunda-feira (10), porém, apenas para a realização da transferência de veículos por meio de despachantes.

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: