Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

CPI da Covid marca depoimento de Wellington Dias

O governador aguarda uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode evitar que seja obrigado a comparecer como convocado

08/06/2021 13:43

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), anunciou nesta terça-feira (8) a agenda de depoimentos dos oito governadores convocados pela Comissão. Segundo o cronograma, as oitivas dos chefes dos Executivos estaduais têm início na próxima quinta-feira (10) e deve seguir até o dia 8 de julho. 

O depoimento do governador Wellington Dias (PT) está agendado para o dia 30 de junho, contudo, o governador aguarda uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode evitar que seja obrigado a comparecer como convocado. Dias já se manifestou afirmando que pretende ser ouvido como convidado . 

“É nesse caminho que temos que seguir todos. Da minha parte, tendo o chamamento para comparecer na CPI, com base na lei, comparecerei para contribuir e para esclarecer, mas, principalmente, para apontar caminhos e salvar vidas”, disse Wellington Dias logo após os senadores aprovarem as convocações.

Foto: Elias Fontinele / O Dia 

Assim como Wellington Dias, outros 17 governadores entraram no STF para que não sejam ouvidos. A alegação principal é a de que a competência para investigar governadores é das assembleias legislativas estaduais e esse seria um pressuposto para intervenções federais nas gestões estaduais.

Na CPI, os senadores já trabalham com a possibilidade de conseguirem ouvir apenas o governador Wilson Lima, do Amazonas, porque o depoimento já está agendado para a próxima quinta-feira (10). A expectativa é que o STF barre o depoimento dos demais governadores. 

– 10/06: Wilson Lima (Amazonas)

– 29/06: Helder Barbalho (Pará)

– 30/06: Wellington Dias (Piauí)

– 01/07: Ibaneis Rocha (Distrito Federal)

– 02/07: Mauro Carlesse (Tocantins)

– 06/07: Carlos Moisés (Santa Catarina)

– 07/07: Antônio Denarium (Roraima)

– 08/08: Waldez Góes (Amapá)

Mais sobre: