Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Cotado para assumir o MEC, Hugo Napoleão diz que não foi sondado

O ex-governador do Piauí foi lembrado como opção para substituir Carlos Decotelli no Ministério da Educação

02/07/2020 16:58

O ex-governador do Piauí, Hugo Napoleão, teve o nome citado como um dos possíveis substitutos de Carlos Decotelli no comando do Ministério da Educação (MEC). A possibilidade foi levantada pelo jornal O Globo, que destacou o fato de o piauiense já ter comandado a pasta durante a gestão de José Sarney, entre 1987 e 1989.

A publicação ainda destaca o fato de Hugo Napoleão ter se aproximado de Jair Bolsonaro quando os dois ainda eram deputados. Ele é considerado por aliados um amigo do presidente.

Procurado pelo Jornal O Dia, o ex-governador, que atualmente mora em Brasília,  afirmou que não foi sondado sobre a chance de assumir o Ministério da Educação e que soube da possibilidade apenas através da imprensa.

 “Não posso nem dizer nada. Não fui sondado, e nem fui perguntado. Algumas pessoas me falaram do assunto, manifestaram alegria pelo fato do meu nome ter sido lembrado”, disse Hugo Napoleão, que preferiu não responder se aceitaria um eventual convite para comandar o MEC. “Não posso responder sobre uma hipótese”, completou.

Hugo Napoleão (Foto: Assis Fernandes/ O Dia)


Com uma carreira política extensa, Hugo Napoleão já ocupou diversos cargos no cenário político local e nacional. Além de ter sido governador do Piauí em duas oportunidades, também já foi deputado federal, senador e por duas vezes Ministro de Estado, comandado o Ministério da Educação (1987 a 1989) e o Ministério das Comunicações (1992 a 1993).

Apesar da experiência política e administrativa, Hugo Napoleão acredita que existem outros nomes com maior capacidade técnica para gerenciar a Educação no Brasil. Ele considera natural ter sido lembrado como opção, pela trajetória que construiu ao longo da vida pública, mas deixa claro que ainda pretende focar seus esforços nos trabalhos como advogado.

“É natural que eu seja lembrado, por ter feito parte por três décadas do parlamento brasileiro. É natural que muitos parlamentares tenham simpatia pelo meu nome. Massageia meu ego”, disse.

“Estou muito ativo, mesmo nessa fase de pandemia, trabalhando de forma virtual como advogado. Embora resguardado, como todos, estou trabalhando muito como advogado aqui em Brasília”, completou. 

Por: Natanael Souza
Mais sobre: