Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Coligação pedirá investigação sobre propaganda de Dias no Twitter

A representação visa apurar as ilegalidades de um esquema de propaganda mediante o pagamento de influenciadores digitais para elogiarem a gestão do governador nas redes sociais.

26/08/2018 15:07

A Coligação “Piauí de Verdade” entrou neste domingo (26) com uma representação por propaganda irregular feita pela Coligação “A Vitória com a Força do Povo” e o governador Wellington Dias. A representação visa apurar as ilegalidades de um esquema de propaganda mediante o pagamento de influenciadores digitais para elogiarem a gestão do governador nas redes sociais.

O governador candidato à reeleição Wellington Dias foi um dos assuntos mais comentados no Twitter, na madrugada deste domingo (26), após uma ação simultânea de influenciadores digitais  de estados como o Paraná e São Paulo, que tinha como intuito alavancar o candidato através da divulgação de ações realizadas durante o seu governo.

Segundo o advogado da Coligação “Piauí de Verdade”, Carlos Yuri, a representação foi feita após o esquema se tornar público. “Após ser tornado público um esquema ilegal de propaganda mediante o pagamento de influenciadores digitais, a Coligação ‘Piauí de Verdade’ interpôs essa representação visando apurar as ilegalidades e a aplicação de multa ao governador”, explicou.

Ainda de acordo com o advogado, verificou-se que houve, de fato, a contratação de uma agência digital chamada Lajoy, a qual contratou influenciadores digitais para fazer menções positivas para Wellington Dias. “Considerando que a lei somente permite o impulsionamento, e que a usuária do twitter chamada Paula Holanda mostrou conversas de Whatsapp com confirmação de que houve contratação, a propaganda é manifestamente ilegal", pontuou o advogado.

A coligação irá entrar, ainda, com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) para verificar o suposto abuso de poder. "A contratação da empresa se deu de forma obscura, os valores não estão declarados na prestação de contas e não se sabe quanto custou essa compra de apoio pelo twitter", enfatizou Carlos Yuri.

Essa mobilização paga pode ser considerada ilegal , segundo o advogado eleitoral Carlos Yuri, por desrespeitar a resolução nº 23.551, do Tribunal Superior Eleitoral, que dispõe sobre propaganda eleitoral, utilização e geração do horário gratuito e condutas ilícitas em campanha eleitoral nas eleições.

Em nota, o governador e candidato à reeleição Wellington Dias destacou que essa não é uma ação realizada pela campanha e que os comentários que estavam circulando nas redes sociais foram feitas por simpatizantes com a esquerda e com o Partido dos Trabalhadores.

Confira abaixo a nota na íntegra:

Nota repercussão twitter

Sobre a repercussão do nome do governador Wellington Dias nas redes sociais, em especial no Twitter, é importante esclarecer que esta não é uma atividade organizada pela campanha. O que se observa pelos comentários nas redes sociais e nos prints que circulam é que este é um movimento nacional, que simpatiza com a esquerda e com o Partido dos Trabalhadores. O governador Wellington foi incluído de alguma forma por fazer parte deste contexto.

Por: Isabela Lopes
Mais sobre: