Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Coligação ajuíza ação contra Luciano por supostas ofensas a W. Dias

Advogados da coligação encabeçada por Wellington afirmam que campanha de Luciano nas redes sociais tentam associar o governador petista à palavra "mentira".

23/08/2018 17:36

A coligação “A vitória com a força do povo” ajuizou uma representação eleitoral contra o candidato ao Governo Luciano Nunes, para que sejam retiradas das redes sociais publicações que teriam "teor calunioso e difamatório" contra o o governador Wellington Dias (PT), candidato a reeleição.

A ação foi impetrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) na última terça-feira (21). Os advogados da coligação encabeçada por Wellington afirmam na peça que algumas das publicações feitas nos perfis de Luciano nas redes sociais associam o governador petista à palavra "mentira".


Coligação de Luciano Nunes é alvo de representação ajuizada pela coligação de Wellington (Foto: Divulgação)


As artes mostram gráficos de pesquisas de intenções de voto em que Wellington aparece com percentuais menores a cada levantamento.

Numa das postagens, feitas no Instagram, ao lado do gráfico aparece a frase: “O Piauí cansou de mentiras”.

Em outra postagem o mesmo gráfico é mostrado, mas desta vez com o texto “O Piauí cansou e quer mudanças”, com uma logomarca do candidato Luciano associada ao texto “Governador da verdade”.

De acordo com a coligação governista, os posts ferem a Resolução TSE nº 23.551/2017, que dispões sobre propaganda eleitoral, utilização e geração do horário gratuito e condutas ilícitas em campanha eleitoral para o pleito deste ano.

A chapa de Luciano estaria, segundo a coligação de Wellington, infringindo o artigo 17, inciso X da resolução: "Não será tolerada propaganda que caluniar, difamar ou injuriar qualquer pessoa, bem como atingir órgãos ou entidades que exerçam autoridade pública, respondendo o infrator pelo emprego de processo de propaganda vedada e, se for o caso, pelo abuso de poder".

"Além de caluniar e difamar a imagem do governador Wellington Dias, ao associá-lo à palavra 'mentira', as duas postagens no Instagram usam de fake news ao distorcer as pesquisas realizadas pelo Instituto Amostragem. Ao citar a pesquisa de intenção de votos feita em fevereiro de 2018, a postagem usou a liderança do governador utilizando os votos válidos. E, ao comparar com as pesquisas mais recentes, incluiu os votos brancos e nulos, o que faz o eleitor acreditar que Wellington teve uma queda acentuada na preferência", argumenta a coligação encabeçada pelo petista.

Além de pedir a retirada da propaganda, a representação pede que o candidato Luciano Nunes "se abstenha de fazer nova postagem ofensiva contra Wellington Dias".

A defesa da coligação "Piauí de Verdade" (PSDB / DEM / PSB) afirma que a arte que associa Wellington a mentiras sequer foi postada no perfil do candidato Luciano Nunes, e diz que, em momento algum, a coligação adversária apresenta provas de que esta arte tenha sido produzida ou esteja sendo divulgada nas redes sociais e aplicativos de mensagens por integrantes da equipe do tucano.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: