Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Coligação "˜Resistência Pelo Piauí"™ é impugnada pela Justiça Eleitoral

O DIA teve acesso com exclusividade à lista dos que tiveram seus registros de candidatura impedidos pelo TRE-PI. Eles têm sete dias para recorrer dos pedidos de impugnação.

23/08/2018 11:26

O prazo para os pedidos de impugnação de candidatura para as eleições de outubro se encerrou ontem (22) e hoje (23) a reportagem de O Dia teve acesso exclusivo à lista de candidatos que tiveram suas candidaturas impedidas pela Justiça Eleitoral no Piauí. Uma coligação proporcional foi impugnada: trata-se da chapa ‘Resistência Pelo Piauí’, encabeçada por Elmano Férrer (PODEMOS).

Em conversa com a reportagem de O Dia, Carmen Campelo, chefe da Sessão de Registro de Candidaturas do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) explicou a impugnação da coligação de Elmano.

“Um candidato a deputado estadual foi excluído da coligação. Ele, então, registrou um pedido de candidatura individual e junto com ele fez o pedido de impugnação da coligação inteira. Essas impugnações levam em consideração processos que os candidatos têm na Justiça Federal, na Justiça Comum, no Tribunal de Contas, quando foram gestores, e na própria Justiça Eleitoral. É considerada também a falta de documentação no registro de candidatura, como o comprovante de escolaridade”, explica.

A coligação Resistência Pelo Piauí é formada pelo PODEMOS, PV, PRP, PATRIOTA, PPS, AVANTE, REDE e PHS.  A reportagem de O Dia entrou em contato com a vereadora Teresa Brito, presidente estadual do PV, para comentar a impugnação. A vereadora disse que ainda não havia tomado conhecimento da informação, mas que iria acionar o jurídico do partido para se inteirar do ocorrido e planejar as próximas ações.


Foto: Agência Brasil

Candidatos a senadores e deputados também tiveram candidaturas impugnadas

Além da coligação Resistência Pelo Piauí, foram impugnadas também três candidaturas a senador, sendo duas da chapa ‘Mudar Para Cuidar da Nossa Gente’, encabeçada por Dr. Pessoa (SD), e uma da chapa de Elmano Férrer. Os candidatos impugnados na chapa de Dr. Pessoa são Marcos Vinícius Cunha Dias (PTC) e Frank Aguiar (PRB); e na chapa de Elmano, a impugnação é de Paulo Henrique da Costa Ribeiro (REDE).

Entre os candidatos a deputado federal, foi impugnada a candidatura de Alyssandra Laudier Sousa (PRTB). E entre as candidaturas a deputado estadual, foi impugnada a de Maria Gedalha de Lima Chagas, da coligação Piauí Acima de Tudo, formada pelo PROS e pelo PSL.

Vale ressaltar que apesar de terem sido impugnados, os candidatos podem recorrer da decisão. Eles têm sete dias após a data da ocorrência para apresentar defesa e a documentação necessária para regularizar a situação. Só depois de esgotado este prazo é que o processo segue para julgamento pelo colegiado do TRE, no qual o relator irá se posicionar.

O DIA entrou em contato com os nomes que tiveram candidaturas impugnadas e somente Paulo Henrique da Costa Ribeiro (REDE) atendeu a ligação. Ele disse que vai acionar seu setor jurídico para recorrer da decisão e esperará o resultado dos encaminhamentos do processo. A reportagem não obteve retorno de Frank Aguiar nem de Marcos Vinícius Cunha.

Edição: Ithyara Borges
Por: Maria Clara Estrêla, com informações de Breno Cavalcante (Jornal O Dia) e Lívio Galeno (O Dia TV)
Mais sobre: