Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Ciro chama de irresponsáveis promotores que pediram a prisão de Lula

Entre outros argumentos, os promotores de SP alegam que a prisão de Lula garante a ordem pública,

11/03/2016 16:15

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) chamou de irresponsável os promotores de São Paulo, Cassio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Araújo, que pediram a prisão do ex-presidente Lula na última quinta-feira (10). Segundo o senador, a intenção dos promotores é apenas atrair a atenção na mídia e insuflar ainda um momento difícil da política nacional.

Foto: Assis Fernandes/ODIA

Entre outros argumentos, os promotores alegam que a prisão de Lula garante a ordem pública, que ele poderia usar a influência política para atrapalhar as investigações ou mesmo que poderia fugir. Nas redes sociais repercutiu bastante a gafe cometida pelos procuradores, ao escreverem no pedido de prisão preventiva que "Marx e Hegel", ficariam envergonhados de Lula. Os representantes do MP-SP confundiram Friedrich Engels, coautor do Manifesto Comunista junto a Karl Marx, com Friedrich Hegel, filósofo morto em 1831.

Para Ciro, é preciso fortalecer de todas as formas a atuação do Ministério Público, da Polícia Federal e da Justiça, mas é preciso coibir os absurdos. "Não vejo motivo nenhum, [para o pedido de prisão]. Estamos às vésperas de manifestações e rechaçamos essa tentativa de criar mais confusão nesse país por irresponsabilidade desse promotor”, opinou o senador.

O senador teme que possa acontecer um conflito entre as manifestações pró e contra Lula, previstas ocorrer neste domingo (13) em todo o Brasil. Em Teresina, haverá um ato a favor do ex-presidente na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi), na manhã do domingo. À tarde, está previsto um movimento pedindo o afastamento de Dilma da Presidência, mas a situação de Lula domina os debates.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Robert Pedrosa - Jornal O DIA
Mais sobre: