Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Chapa de Elmano terá 3 candidatos ao Senado, e dará palanque a Marina Silva

Assessorias jurídicas de partidos que apoiam o senador licenciado dizem que, segundo o TRE-PI, não há nenhum impedimento legal para que uma chapa lance acima de dois candidatos a senador.

10/08/2018 18:33

Depois de desistir de lançar candidatura própria ao Governo do Estado nas eleições de 2018, a Rede Sustentabilidade decidiu que apoiará no Piauí o senador Elmano Férrer (Podemos) na disputa pelo Governo do Estado.

O partido da ex-senadora Marina Silva pleiteava um espaço na chapa majoritária de Elmano, e pretendia indicar o professor Paulo Henrique para uma das candidaturas ao Senado Federal, mas a vaga também estava sendo disputada pelo Avante, que pretendia indicar o comerciante Francisco das Chagas Oliveira, o "Quem Quem". 


O senador licenciado Elmano Férrer, candidato ao Governo do Estado (Foto: Divulgação)


A outra candidatura ao Senado na chapa já estava reservada ao PRP, que indicou Flávia Barbosa.

Depois de muitas discussões, e como tanto a Rede quanto o Avante não abriam mão de ter um candidato na coligação majoritária, o grupo chegou à conclusão de que a única alternativa seria lançar três candidatos ao Senado Federal - embora apenas duas vagas estejam em disputa no pleito deste ano.

As assessorias jurídicas dos partidos consultaram o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que teria informado não haver qualquer impedimento legal para que uma chapa majoritária registre acima de dois candidatos a senador. Embora isso não seja comum, já que, por ser uma disputa majoritária, a melhor estratégia para alcançar o êxito nas urnas é concentrar os votos do eleitorado apenas em dois nomes.

Além dos três candidatos ao Senado, a chapa liderada por Elmano é composta, ainda, pelo médico Luiz Airton Santos (PV), candidato a vice-governador.

No total, oito partidos vão apoiar a candidatura de Elmano Férrer ao Governo do Piauí: Podemos, PV, Rede, PRP, Avante, PPS, PHS e Patriota.

Elmano Férrer dará palanque para Marina Silva no Piauí

Ildemar Silva, presidente da Rede Sustentabilidade no Piauí, afirma que outro fator que pesou na decisão da sigla de apoiar Elmano foi o compromisso de que a presidenciável Marina Silva (Rede) terá espaço no palanque de Férrer.


Unidos na coligação nacional que disputará a Presidência da República, Rede e PV também seguirão juntos no Piauí, apoiando a candidatura de Elmano Férrer ao Governo do Estado (Foto: Divulgação)


O senador, que se licenciou do cargo para se dedicar à campanha, é filiado a um partido que também possui um candidato à Presidência da República no pleito deste ano - o também senador Álvaro Dias (Podemos-Paraná).

Ainda assim, Férrer assegurou à Rede que Marina subirá em seu palanque quando vir ao estado. Além disso, Ildemar Silva afirma que essa parceria entre Rede e Podemos no Piauí teria recebido carta branca de dirigentes nacionais das duas siglas.

"Foi conversado isso entre o nosso presidente. Entre o presidente nacional da Rede, que é o Pedro Ivo Batista, e a Renata Abreu, que é a presidente nacional do Podemos. Eles tiveram uma conversa muito boa, muito amistosa, e provavelmente isso ficou acertado. Eu não participei dessa conversa, mas como foi dado sinal verde para nós [da Rede] continuarmos [a negociação de apoio a Elmano], eu imagino que isso tenha sido conversado", afirma Ildemar Silva.

A próxima viagem da ex-senadora Marina Silva ao Piauí está agendada para 14 de setembro, conforme adiantou reportagem publicada na edição desta quinta-feira do jornal O DIA.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: