Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

CCJ aprova parecer em favor de vítimas de violência doméstica

A relatora recomendou a rejeição de uma emenda que limitava a notificação dos atos processuais aos Juizados de Violência Doméstica e Familiar

02/12/2019 11:42

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou parecer da deputada federal Margarete Coelho (Progressistas) para o projeto de Lei 10224/2018, que determina que a Justiça notifique as vítimas de violência doméstica quando o agressor deixar a prisão. 

A relatora recomendou a rejeição de uma emenda que limitava a notificação dos atos processuais aos Juizados de Violência Doméstica e Familiar. "A definição de que a notificação será feita apenas pelo Juizado somente burocratiza a legislação e vai de encontro ao objetivo da Lei Maria da Penha, pois pode atrasar a ciência pela ofendida de um ato processual vindo da Vara de Execuções Penais", argumentou a deputada.

A proposta obriga que a vítima de violência doméstica seja notificada pessoalmente dos atos processais. Dessa forma, o agressor só poderá sair da prisão após a notificação ou com a confirmação das autoridades que foi impossível avisar a vítima. 

O projeto tem autoria do deputado Fábio Trad (PSD-MS) e foi aprovado em caráter conclusivo, seguindo agora para o Senado Federal.


Edição: Virgiane Passos
Por: Natanael Souza
Mais sobre: