Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Câmara Municipal de Teresina inicia retorno gradual das atividades presenciais

legislativo da capital está adotando uma série de medidas sanitárias como a testagem de vereadores e servidores

06/07/2020 09:35

A Câmara Municipal de Teresina (CMT) retornou, nesta segunda-feira (6), aos trabalhos legislativos presenciais. Segundo o presidente da Casa, vereador Jeová Alencar (MDB), a volta obedecerá uma série de regras sanitárias para preservar a saúde dos parlamentares, servidores e imprensa. 

Plenário da CMT deve voltar a receber os vereadores (Foto: Arquivo/ODIA)

Para tanto, o regresso das atividades no parlamento municipal será gradual, respeitando algumas etapas. Nesta primeira fase, a CMT funcionará com a quantidade mínima de colaboradores e realizará apenas uma Sessão Ordinária presencial semanal, que terá transmissão ao vivo pela internet.

O retorno, semelhante ao da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), que voltou a se reunir presencialmente na semana passada, ocorre no mesmo dia em que a capital deu início a flexibilização do isolamento social, liberando o funcionamento de algumas atividades econômicas que estavam temporariamente suspensa devido a crise sanitária do novo coronavírus (Covid-19)

Essa não será a primeira tentativa de retorno. No mês passado, a Câmara realizou uma única uma sessão plenária presencial após anunciar a volta das atividades, porém precisou recuar depois que alguns vereadores questionaram a decisão. Segundo o presidente da Casa, o problema não se repetirá.

Jeová Alencar, presidente da CMT (Foto: Arquivo/ODIA)

“Estamos testando um sistema para que vereadores do grupo de risco possam participar remotamente, para que não haja nenhum prejuízo nas discussões aqui da Casa e todos possam participar e debater os assuntos que são importantes para a cidade", ressaltou Alencar.

Prevenção 

Neste momento, o acesso às dependências do prédio da Câmara será permitido apenas aos vereadores, profissionais de veículos de comunicação, assessores parlamentares e representantes de órgãos públicos municipais, fornecedores e empregados que prestam serviços ao legislativo municipal. 

Além disso, a CMT também fará a desinfecção do prédio e a testagem de todos os vereadores, funcionários e profissionais de imprensa que fazem a cobertura no local. Além disso, todos os que acessarem às instalações do legislativo terão a temperatura aferida.

A determinação ainda estabelece o distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas e uso obrigatório de máscaras em todos os ambientes, internos e externos, do prédio, onde serão disponibilizados produtos para sanitarização das mãos.

Fonte: Câmara Municipal de Teresina
Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: