Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Câmara aprova projeto de lei que obriga reciclagem de garrafas long neck

Projeto, de autoria do vereador Valdemir Virgino (PRP), ainda precisa passar por segunda votação, que deve ocorrer na próxima terça-feira.

24/05/2018 15:23

Foi aprovado nesta quinta-feira (24), em primeira votação, um projeto de lei que regulamenta, no âmbito do município de Teresina, a coleta, reutilização e destinação final, inclusive através de processos de economia solidária, de vasilhames de garrafas de vidro do tipo long neck. 

O projeto de lei, de autoria do vereador Valdemir Virgino (PRP), vai a plenário para segunda votação na sessão da próxima terça-feira, dia 29.


O vereador Valdemir Virgino é o autor do projeto de lei (Foto: Moura Alves / O DIA)


Pela minuta do projeto, “todos os estabelecimentos que vendem diretamente para consumo no local, produtos que utilizem garrafas de vidro do tipo long neck, ficam responsáveis pela coleta desse produto”.

O projeto de lei determina ainda que “o recolhimento das garrafas tipo long neck ficará sob a responsabilidade dos fabricantes, podendo os mesmos firmarem termo de cooperação com empresas de reciclagem públicas ou privadas”.

Já os supermercados e hipermercados ficam por lei “obrigados a manter recipientes para a coleta das garrafas de vidros do tipo long neck, em locais visíveis, para depósito por parte do consumidor e para recolhimento por parte dos fabricantes”.

O projeto de lei municipal também estabelece que ficará facultada a terceiros a coleta dos vasilhames long neck nos locais de depósito para posterior venda das mesmas aos estabelecimentos de reciclagem desse tipo de material. 

O não cumprimento da lei, pelos estabelecimentos, acarretará ao infrator multa de R$ 2 mil na primeira infração, cobrada em dobro no caso de reincidência. O valor da multa será reajustado pela taxa Selic.

Ao defender o projeto de lei, o vereador Valdemir Virgino ressaltou que “nas regiões Norte e Nordeste são produzidos anualmente mais de 260 milhões de garrafas long neck, e a grande maioria é descartada no meio ambiente”. 

"Com raras exceções, essas garrafas vão para os aterros sanitários, dificultando o processo de decomposição de matérias orgânicas lá depositadas", acrescenta o vereador, que já ocupou a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Na contramão do restante do mundo, o Brasil pouco investe em ações efetivas para reciclar esse tipo de tipo de material, e as previsões mais otimistas indicam que, nos próximos anos, o número de garrafas desse tipo despejadas na natureza deve dobrar.

Valdemir cita também que as garrafas long neck são alguns dos itens que mais contribuem para o entupimento de bueiros e para a poluição de lagos, rios e mares.

O parlamentar pondera que a aprovação da lei será uma grande medida para melhorar o processo de preservação do meio ambiente. 

“A norma que propomos com este projeto segue o exemplo de alguns países que estão bem avançados no tratamento de seus resíduos sólidos. Na Europa, podemos destacar a Dinamarca, que já impôs barreiras para a produção de embalagens não retornáveis para bebidas alcoólicas há mais de uma década”, conclui Virgino.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: