Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Bancada Ruralista no Piauí silencia sobre PL dos Agrotóxicos

Cientista político afirma que os ruralistas atuam quando os interesses do agronegócio são colocados em jogo. Cinco parlamentares do Piauí integram a bancada

08/07/2018 08:27

A Frente Parlamentar Mista da Agropecuária, conhecida popularmente como Bancada Ruralista, é formada pela maioria de deputados e senadores que defendem o Projeto de Lei 6299/02, que flexibiliza o uso de agrotóxicos em produtos agrícolas. A proposta, apelidada de PL do Veneno, foi aprovada na comissão especial da Câmara de Deputados e agora segue para votação no plenário.

No Piauí, os parlamentares que compõem a Bancada Ruralista decidiram silenciar a respeito do tema. Procurados, os deputados Átira Lira (PSB), Júlio César (PSD), Marcelo Castro (MDB) e Paes Landim (PTB) e o senador Ciro Nogueira (Progressistas) não informaram sobre como deverão votar.

De acordo com o cientista político Vitor Sandes, a Bancada Ruralista é formada em sua maioria por partidos de direita, de centro e de centro direita, que atuam quando os interesses do agronegócio são colocados em jogo. “É uma bancada bastante numerosa, com a presença de parlamentares vinculados aos estados produtores, da pecuária e da plantação de soja, por exemplo”, analisa.

A força dessa bancada, afirma o especialista, deve-se à importância que tem o setor agropecuário para a economia brasileira. Os deputados agem de maneira articulada e se organizam para tencionar determinadas votações ligadas ao setor que representam, como é o caso do PL dos Agrotóxicos.


Leia também: Agrotóxico está presente no leite materno das piauienses, diz estudo 

Segundo Vitor Sandes, até 2014, quando era permitido o financiamento de campanhas por empresas, os membros da Bancada Ruralista eram mais financiados por empresários do agronegócio e da agropecuária do que outros políticos. “Não é um vínculo apenas programático, mas de padrão de votação. São políticos com bastante trajetória e ligados a grupos que querem que eles continuem no poder, garantindo os interesses do setor agropecuário”, analisa o especialista.

Por: Nayara Felizardo
Mais sobre: