Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Assis: PT dialoga com os 3 principais candidatos à Presidência da Câmara

A última sigla a ratificar apoio ao deputado carioca foi o PDT, em reunião realizada neste fim de semana, no Rio de Janeiro.

14/01/2019 13:02

O deputado federal Assis Carvalho (PT) afirmou nesta segunda-feira (14) que o Partido dos Trabalhadores não se sente pressionado a apoiar a reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) na Presidência da Câmara, após o parlamentar já ter recebido a adesão de 12 partidos.

A última sigla a ratificar apoio ao deputado carioca foi o PDT, em reunião realizada neste fim de semana, no Rio de Janeiro. Além dos pedetistas, também já confirmaram apoio a Maia: o DEM, o PSL, o PSD, o PPS, o PSDB, o Pros, o PR, o PRB, o PSC, o Podemos e o Solidariedade.

Os 12 partidos que decidiram seguir com Maia já somam 283 deputados, número suficiente para garantir a reeleição do atual presidente. 

Para vencer ainda no primeiro turno, Rodrigo precisa receber pelo menos 257 votos, que corresponde a mais da metade dos 513 deputados federais.

Assis destaca que o PT possui a maior bancada eleita para a próxima legislatura, com 56 parlamentares, e, portanto, deverá ter garantido um espaço na mesa diretora, independente do candidato que apoiar. 

Ainda de acordo com o presidente do PT no estado, a sigla tem conversado com os três principais candidatos à Presidência da Câmara, e, por enquanto, não descarta nenhuma opção.

"Nós estamos dialogando com os três candidatos que se apresentam mais fortes - o Fábio Ramalho, do MDB, o Arthur Lira, do PP, e o Rodrigo Maia, do DEM. Eu, como parlamentar, compreendo que a luta no parlamento é totalmente livre de vinculação ao Executivo. O parlamento é uma força que se organiza de uma forma em que os partidos ocupam os espaços proporcionais às suas bancadas. Não tem sentido nenhum o PT ser a maior bancada e ficar excluído", afirma Assis, acrescentando que o partido não tem pressa em tomar a decisão.

O deputado federal Assis Carvalho diz que o PT não tem pressa para escolher quem apoiará na eleição da mesa diretora da Câmara Federal (Foto: Assis Fernandes / O DIA)

O deputado reafirma que o fato de o PSL ter apoiado a candidatura de Rodrigo Maia não impede que os petistas também manifestem apoio ao atual presidente. "Os três candidatos foram eleitores do Bolsonaro. Então, nós não vamos apoiar ninguém?", questiona Assis.

O entendimento de Assis, porém, diverge da posição da deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, para quem a aliança entre Rodrigo e o partido do presidente Jair Bolsonaro torna inviável o apoio petista à reeleição do parlamentar carioca.

Assis garante que, particularmente, não tem predileção por um candidato, e defende que o PT avalie qual dos três nomes demonstra ter mais habilidade para conduzir votações importantes na Câmara. "Nós precisamos que um presidente que ajude o parlamento a resolver a situação dos royalties [do petróleo], que tem trazido um prejuízo muito grande para o estado do Piauí. Precisamos de um presidente que paute a questão da cessão onerosa dos blocos de petróleo e de gás natural. Com quem nós podemos contar para conseguir a emancipação dos estados e municípios nesse tema? Então, vamos discutir em cima de eixos, mas eu não defendo nem excluo nenhum dos três. Vamos tomar uma posição à luz do debate político", acrescenta Assis.

A definição do partido deve sair até o dia 31 de janeiro.

'Flora não vai trair o partido', afirma Assis Carvalho sobre eleição na Alepi

Nesta segunda-feira, Assis teve um almoço com três deputados estaduais do PT: Francisco Limma, Francisco Costa e Franzé Silva.

Segundo Assis, o encontro foi convocado apenas para tratarem sobre a atuação parlamentar da bancada do PT na nova legislatura. Contudo, o prato principal do almoço foi mesmo a eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Piauí. 

Os deputados Fábio Novo e Flora Izabel não participaram.

Pouco antes do encontro, Assis disse estar seguro de que a deputada estadual Flora Izabel (PT) vai voltar atrás assim que o partido se reunir oficialmente para tratar sobre a eleição da Alepi.

No final de dezembro, a parlamentar petista declarou apoio ao atual presidente Themístocles Filho (MDB), contrariando a orientação de apoio a Hélio Isaías (Progressistas), dada pela direção estadual do PT.

"Não lembro de uma única vez que a deputada Flora traiu o partido. Não seria agora que ela faria isso. Ela tem a simpatia dela, tem a posição dela. Mas, pela história decente dela, eu entendo que a deputada Flora vai votar com o partido", opina Assis Carvalho.

O deputado petista calcula que Hélio Isaías já tem garantidos entre 18 e 20 votos, e diz que o atual presidente da Alepi tem tomado atitudes desesperadas, na tentativa de demonstrar força. 

"O deputado Hélio está com a eleição consolidada. O Themístocles é quem está em apuros, pedindo 'pelo amor de Deus' para deputados fazerem vídeos, indo até a imprensa plantar manchetes. Ele sabe que está perdido. O deputado Hélio, pode ter certeza, será o próximo presidente da Assembleia", conclui Assis.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: