Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Eleição TCE: Após acordo com governador, votos de Zé Santana vão para Flora Izabel

O acordo praticamente inviabiliza a candidatura do deputado Wilson Brandão que buscaria uma vitória contra Flora Izabel no segundo turno

16/09/2021 11:05

Atualizada ás 12h31min

A eleição para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado está praticamente definida. Após reunião a portas fechadas no escritório da residência do governador, com a presença dos deputados Zé Santana (MDB), João Madison (MDB), Pablo Santos (MDB), Henrique Pires (MDB) e Hélio Isaías (Progressistas) e o próprio governador Wellington Dias, os cinco deputados anunciaram que votarão em Flora Izabel (PT) na eleição para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. 

O acordo praticamente inviabiliza a candidatura do deputado Wilson Brandão que buscaria uma vitória contra Flora Izabel no segundo turno. Santana rebateu os ataques feitos por Brandão que questionou o caráter do medebista após a decisão que confirmou o voto em Flora Izabel. 

"Tenho convicção do meu caráter, da minha imagem, cada um diz o que quer. Essa candidatura não era minha era de um grupo de deputados amigos que nos lançaram juntos e estiveram conosco até esse Momento, nós entendemos em uma reunião agora que deveríamos abrir mão da nossa candidatura  Pesou no acordo a decisão do grupo, tínhamos a viabilidade completa de ir para um segundo turno e alguns colegas nos comunicaram da sua mudança e pensando na união da base aliada entendemos que seria melhor tirar a candidatura, desistindo da nossa candidatura a decisão natural é apoiar a deputada Flora", finalizou Flora Izabel. 

Atualizada às 11h48min

A deputada Flora Izabel (PT) agradeceu ao deputado Zé Santana (MDB) pela desistência de sua candidatura ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Piauí. A articulação, que teve a digital do governador Wellington Dias, envolveria nos bastidores uma futura presidência da Assembleia Legislativa do Piauí: pelo acordo Santana seria o próximo presidente e, em troca, Flora Izabel receberia os votos de Santana. 

A deputada confirmou que irá pedir os votos dos medebistas até o último momento. 

"É um momento em que a Assembleia encerra um ciclo, passamos por todo esse processé o, um processo democrático e acirrado, mas que faz com que fortalecemos os nossos laços na casa. Esse conselheiro terá a responsabilidade de zelar pelas contas públicas, pela economia do nosso estado. Vou esperar a votação, não arrisco um placar e vou com muita humildade colocar meu nome em votação. Agradeço o deputado Santana pela desistência e vou agora pedir o voto de toda a bancada do MDB, vou conversar pessoalmente com todos os deputados, até a última hora é a hora de pedir o voto", revelou a deputada.


Flora Isabel disse que vai arriscar placar - Foto: Tárcio Cruz

Atualizada às 11h36min

Na chegada para a votação da eleição do Tribunal de Contas, o candidato Wilson Brandão demonstrou confiança em sua vitória. “Vamos vencer esta peleja”, disse. O parlamentar evitou comentar a desistência de Zé Santana e limitou-se a afirmar que “cada um age com sua consciência”. Wilson Brandão negou que vá desistir de sua candidatura.


Na imagem, Wilson Brandão conversa com outros dois candidatos: Roosevelt Figueiredo e José Teixeira - Foto: Tárcio Cruz/O Dia

Iniciada às 11h05min

Após desistência da candidatura do deputado Zé Santana, o Partido dos Trabalhadores acredita em uma vitória no primeiro turno da deputada Flora Izabel. A expectativa do partido é obter entre 16 e 18 votos no plenário. A articulação da legenda é para que o MDB vote em bloco em Flora Izabel.


Foto: Arquivo ODIA

Líder do PT em Teresina, o deputado Cícero Magalhães revelou os detalhes da projeção do partido para a vitória. "Acredito que o deputado Santana avaliou que a retirada da candidatura dele poderia ajudar um dos candidatos e isso seria resolvido no primeiro turno. Não houve pressão neste sentido. Acredito que a companheira Flora terá êxito no primeiro turno e vamos pra frente. Eu acho que ela tem mais de 16 votos para eleger", finalizou o parlamentar.


Veja mais: Após noite de negociações, Assembleia elege novo conselheiro do TCE, veja os candidatos
Deputado Zé Santana desiste de disputar vaga no TCE 


Zé Santana anunciou a desistência na manhã desta quinta-feira (16), por meio de nota, horas antes do início da eleição. O parlamentar disse que "Percorrido o campo do diálogo e das ponderações, inebriado pelo sentimento de somar com um Piauí justo e pujante, em nome  de uma base governamental unida e assertiva, juntamente com o grupo de parlamentares que desde o início desta jornada esteve incentivando e fortalecendo esse ideal, decidimos pela descontinuidade de nossa candidatura"

Mais sobre: