Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Antônio José Lira diz que base na Câmara deve ser consolidada para aprovar Reforma

Dos 28 vereadores que votaram favorável ao empréstimo, 23 se declaram aliados da base governista, contudo, o líder diz acreditar no voto certo de apenas 16 parlamentares

20/04/2023 17:46

A base de apoio ao prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) na Câmara de Teresina conta atualmente com 16 votos, calcula o líder do governo, o vereador Antônio José Lira (Republicanos). O número precisa ser ampliado para que esteja garantida a aprovação da Reforma Administrativa do Poder Executivo, que deve ser apresentada na próxima semana. 

Em entrevista ao programa O Dia News, da O Dia Tv, nessa terça-feira (19), Antônio José Lira defendeu planejamento da gestão Dr. Pessoa para que a base seja consolidada e evite os entraves que ocorreram na aprovação dos empréstimos, quando uma sessão chegou a ser esvaziada por insatisfação dos aliados que queriam liberação de emendas parlamentares. 

“Para aprovar o empréstimo foi um problema. Estamos levando agora a reforma administrativa e já notamos que tem um movimento (para barrar). Tem que ter base forte. Base se forma é no início de gestão. Mas ainda dá tempo”, aconselhou o vereador ao classificar esse “movimento” de motim.

Foto: Jailson Soares / O Dia 

Dos 28 vereadores que votaram favorável ao empréstimo, 23 se declaram aliados da base governista, contudo, o líder diz acreditar no voto certo de apenas 16 parlamentares. “Quando estão no Palácio são 23, quando chega na Câmara são 16,  e se não tiver uma articulação bem planejada esses 16 podem cair”, declarou Antônio José Lira. 

A votação dos empréstimos deixou sequelas na base aliada e também entre o líder do governo e a articulação política de Dr. Pessoa. Ele se queixou da pressão sofrida do em torno do gabinete do prefeito. “Quando da tudo certinho na Câmara foi o Palácio, quando dá errado foi o líder, que faltou articulação. Articulação é um conjunto. Quem está lá no dia a dia é o líder do prefeito. Eu que sei onde o sapato aperta”, completou.

Mais sobre: