Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Antes de confirmar apoio a Maia, PDT vai comunicar decisão ao PSB e ao PCdoB

Deputado Flávio Nogueira opina que os partidos de esquerda devem apoiar Rodrigo Maia para que ele não fique dependente de Bolsonaro.

13/01/2019 16:39

Deputados federais eleitos do PDT reuniram-se no Rio de Janeiro no último sábado (12) e, por maioria de votos, decidiram aprovar um indicativo de apoio à reeleição do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) na Presidência da Câmara Federal.

A deliberação ocorreu durante reunião da Executiva Nacional do partido, na sede da Fundação Leonel Brizola – Alberto Pasqualini, no Rio de Janeiro. O ex-governador Ciro Gomes (PDT), terceiro colocado na disputa presidencial de 2018, também esteve no evento.

Segundo o deputado federal eleito Flávio Nogueira (PDT), uma ampla maioria de membros da Executiva decidiu endossar o apoio da sigla a Rodrigo Maia. Dos 28 pedetistas eleitos para a próxima legislatura na Câmara Federal, apenas três teriam se posicionado contra o apoio a Maia.

Todavia, a oficialização do apoio do PDT ao atual presidente só deve ocorrer nos próximos dias, depois que a sigla comunicar a decisão ao PSB e ao PCdoB.

Em dezembro, as três siglas anunciaram a formação de um bloco que fará oposição ao governo de Jair Bolsonaro (PSL), deixando de fora o Partido dos Trabalhadores.

"A gente tem que comunicar ao PSB e ao PCdoB, porque os dois formam com a gente um grupo lá na Câmara Federal. Como nós estamos juntos, para não dizerem que foi uma decisão unilateral, temos que combinar com os outros dois partidos", explica Flávio Nogueira.

Na última quinta-feira (10), o PSB decidiu que não vai apoiar a reeleição de Rodrigo Maia. De acordo com a sigla, o apoio do PSL à candidatura do deputado carioca "inviabiliza completamente" a adesão do PSB, que possui a sétima maior bancada da Câmara, com 32 deputados eleitos para a próxima legislatura. 

Esquerda precisa apoiar Maia para que ele não fique dependente de Bolsonaro, opina Flávio

O deputado eleito Flávio Nogueira considera que os partidos da esquerda deveriam, por estratégia, manifestar apoio à reeleição de Rodrigo Maia. Dessa forma, segundo o parlamentar piauiense, o apoio do PSL teria sua importância reduzida, e, consequentemente, a influência do presidente Jair Bolsonaro junto a Maia também diminuiria, na avaliação de Flávio Nogueira.

"Tem que haver um equilíbrio. O Rodrigo é uma pessoa independente, e acho que os partidos de esquerda têm que dar apoio a ele, justamente para ele não ficar dependente do presidente Bolsonaro. Para ele ter essa independência, é necessário que nós também estejamos dando essa cobertura", pondera.

O pedetista observa que o PSL só decidiu apoiar a reeleição de Maia depois de perceber que não conseguiria eleger um nome da própria legenda ou outro aliado.

"Ao ver que não conseguiria eleger outro nome, a bancada do PSL decidiu aderir à candidatura de Rodrigo Maia", afirma Flávio Nogueira.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: