Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Administração: Firmino Filho adia criação da Secretaria de Defesa

Secretaria de Defesa Social seria criada para, entre outras coisas, gerir a Guarda Municipal

09/01/2016 08:06

O prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) recuou na decisão de criar a Secretaria de Defesa Social. O gestor resolveu adiar a criação do órgão devido às dificuldades financeiras enfrentadas pela Prefeitura por conta da queda de repasses ao município. A Secretaria seria criada para gerenciar as ações da Guarda Municipal de Teresina, que agora vai ser coordenada pela Secretaria de Governo.

“Decidimos adiar a criação da Secretaria por conta da crise. No entanto, não haverá prejuízo ao funcionamento da Guarda Municipal de Teresina, tendo em vista que a mesma permanecerá vinculada à Secretaria de Governo. O concurso da guarda está em andamento e após a conclusão de todas as etapas, faremos a convocação dos aprovados”, garante o gestor.

O delegado Samuel Silveira comentou a O DIA que a decisão do prefeito é administrativa e não vai influenciar em decisões políticas já acertadas entre Firmino Filho e ele. O delegado anunciou que o momento econômico nacional deve ter levado o prefeito a tomar a decisão de não criar agora mais uma instituição e manter as despesas sob controle. “Recebemos a informação com naturalidade. Nosso apoio a Firmino não está vinculado à criação da pasta e sim porque pensamos muito parecidos”, afirmou o delegado.

O delegado afirmou que tinha expectativa de assumir a Secretaria de Defesa Social, mas que o mais importante é que não haverá prejuízos a Guarda Municipal de Teresina. Samuel Silveira chegou a deixar o PMDB e ingressou no PSDB para assumir o comando da Secretaria de Defesa Social. Ele deve ser candidato a vereador pelo mesmo partido do prefeito

Foto: Elias Fontinele/O Dia

Prefeito Firmino Filho explica que a criação da Secretaria foi adiada por conta da crise financeira

Guarda começa a operar no segundo semestre

A Guarda Municipal de Teresina deve começar a operar na capital no segundo semestre deste ano, segundo prevê o delegado Samuel Silveira, coordenador da nova corporação. Ele informou que o curso de formação dos guardas deve começar no final de fevereiro e terminar em junho.

A formação será feita pela Academia de Polícia Civil do Piauí e cerca de 150 aprovados no concurso da Guarda devem participar. Porém, somente 100 serão nomeados inicialmente, 50 a mais do que o previsto no edital.

Os guardas terão porta de arma, mas eles cuidarão do patrimônio público e não da segurança da população, explica Samuel Silveira, pois este é um papel do Governo do Estado, através das Polícias Civil e Militar.

O prefeito de Teresina desistiu de criar uma secretaria específica para cuidar da Guarda Municipal. Assim, a corporação permanecerá vinculada à Secretaria de Governo. A Guarda Municipal é uma reivindicação de mais de 15 anos da população. Teresina é a única capital do Nordeste que não possui uma guarda própria.

Por: João Magalhães - Jornal O Dia
Mais sobre: