Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

A resposta das urnas

Leia a coluna Esplanada desta terça-feira

09/10/2018 08:12

A resposta das urnas

Aliados do presidente Michel Temer e defensores do impeachment de Dilma Rousseff (PT) fracassaram nas urnas neste domingo (7). Ex-ministros do governo do emedebista e pessoas de sua confiança não conseguiram vagas para os cargos aos quais estavam concorrendo. Em Pernambuco, por exemplo, Mendonça Filho (DEM), que comandou a pasta da Educação, e Bruno Araújo (PSDB), das Cidades, não conseguiram se eleger para o Senado. No Rio de Janeiro, Danielle Cunha (MDB), filha do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB), também amargou uma vexatória derrota nas urnas, tendo conquistado apenas cerca de 13 mil votos na disputa por uma cadeira na Câmara Federal. Mas o fracasso do deputado federal Rogério Marinho (PSDB) no Rio Grande do Norte pode ser citado como o mais simbólico da força que eleitores conscientes e bem informados de seus direitos podem ter. Marinho foi o relator da reforma trabalhista na Câmara, aprovada em 2017, considerada um retrocesso, por ter retirado diversos direitos dos trabalhadores, conforme atestou o próprio ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, do Tribunal Superior do Trabalha (TST), que esteve em Teresina na última sexta-feira, para inauguração do novo prédio do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região. Mesmo tendo recebido recursos de vários empresários (arrecadou no total R$ 1,6 milhão), o deputado potiguar Rogério Marinho teve apenas a 12ª votação no Rio Grande do Norte, que elege oito parlamentares para a Câmara. Nas próximas eleições, a resposta do povo deve continuar.


A fisioterapeuta Pollyanna Rocha (PV) foi, certamente, uma das que mais trabalhou na campanha pela candidatura da vereadora Teresa Britto (PV) a deputada estadual. A partir de janeiro de 2019 é Pollyanna quem vai assumir a cadeira deixada por sua correligionária na Câmara Municipal. Depois de quatro mandatos consecutivos como vereadora, Teresa muda de Casa legislativa graças aos quase 20 mil votos que recebeu no pleito, boa parte deles em Teresina. Já Pollyanna, nas eleições de 2016, obteve pouco mais de 2 mil sufrágios na capital. A deputada eleita atribuiu sua vitória à sua atuação nas áreas social, ambiental, ao seu trabalho de fiscalização dos hospitais públicos e, ainda, à sua ligação com a igreja católica.

Estará na oposição

"Eu estarei confortável na oposição, porque eu não comungo com o que está acontecendo no Piauí hoje. Uma máquina inchada, superlotada, que tem que ser reduzida. É preciso reduzir os custos e priorizar a saúde, a educação, a agricultura familiar e a segurança pública. Temos que dar um horizonte e levar esperança para os piauienses", afirma Teresa Britto.

Xenofobia

Assim que a apuração dos votos na noite de domingo começou a apontar que, mais uma vez, o candidato petista teria uma votação expressiva no Nordeste, começaram a se multiplicar em grupos de apoiadores do candidato Jair Bolsonaro (PSL) os ataques à região e aos nordestinos. "No Nordeste, o medo de perder o Bolsa Família é maior do que a vontade de arrumar um emprego", diz uma das milhares de mensagens xenofóbicas compartilhadas por eleitores do presidenciável que obteve 49,2 milhões de votos no primeiro turno.

Trabalho escravo

O Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) do Ministério do Trabalho (MTb) resgatou 22 trabalhadores submetidos a trabalho análogo ao de escravo, durante operação realizada no Maranhão, entre os dias 25 de setembro e 5 de outubro. A ação começou com o resgate de 13 trabalhadores que atuavam na extração de palha de carnaúba nos povoados de Corisco e Madeira Cortada, na zona rural de São Bernardo. Depois, mais nove pessoas foram retiradas da construção de uma ponte sobre o Rio Iguará, a 26 quilômetros de Vargem Grande.

Trabalho escravo II

A maioria dos empregados que atuavam na extração de carnaúba havia saído do Ceará, contratados para as funções de cortador, aparador, desenganxador, camboeiro e lastreiro, além de uma cozinheira. Eles foram encontrados alojados em uma casa de três cômodos, próxima ao carnaubal. Sem banheiros no alojamento, o grupo utilizava o mato ao redor da casa para as necessidades fisiológicas, sem condições mínimas de saúde, higiene, conforto ou privacidade.

Com quase 80 mil votos conquistados no último domingo, Elizeu Aguiar (PSL), ex-deputado federal e ex-presidente do River Atlético Clube, saiu fortalecido do pleito, mesmo não tendo conquistado uma das duas vagas no Senado Federal que estavam em disputa. Elizeu ficou à frente de outros políticos proeminentes no estado, como o ex-deputado federal Jesus Rodrigues (PSol), o ex-prefeito de Novo Oriente Dr. Marcos (PTC) e o ex-vereador Antônio José Lira (PSL). 

Mais sobre: