Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

67% dos prefeitos possuem formação média ou superior

"œPrefeitos com baixa escolaridade são laranjas de quem sabe gerir", diz sociólogo sobre baixo nível de instrução.

16/07/2018 06:44

Dados divulgados pelo IBGE mostram que dos 224 prefeitos piauienses 82 só têm o ensino básico de educação. Entre eles, a maioria tem o ensino médio completo, mas nove gestores do Estado não possuem nem o ensino fundamental. Apesar de ser considerado baixo, o número interfere diretamente na gestão dos municípios.

De acordo com o sociólogo Francisco Mesquita, o baixo nível de instrução implica na dificuldade em gerir o munícipio, cenário que contribui para que terceiros dominem a gestão pública. Nesta situação, segundo o estudioso, o prefeito eleito é apenas o “homologador” das decisões de pessoa mais instruídas que compõe a equipe.

“Em muitos casos, os prefeitos que têm baixa formação escolar termina sendo laranja de outra pessoa que faz a gestão. Ele é o prefeito legal, mas de fato quem administra é o advogado, é o contador, são os secretários que tem curso superior. São estas pessoas que dizem o que tem que ser feito, que preparam a documentação e o prefeito só assina”, esclareceu Francisco Mesquita.

Com dificuldades na administração, a forma de participação desses prefeitos, de acordo com o sociólogo, se dá no acompanhamento de obras, visitas ao eleitorado e viagens em busca de recursos. “Esses prefeitos não têm condições de formação para acompanhar o nível da complexidade que exige uma prefeitura”, pontuou.

No geral, ao analisar o perfil dos prefeitos, é possível perceber que o maior quantitativo é daqueles que possuem, no ano de 2017, o ensino superior completo, com 101 gestores, o que significa 45,08%, seguido daqueles que possuem o ensino médio completo, que representa 21,43% dos gestores.

"Nível de formação de gestores influencia na solução de crises"

Em tempos de crise, a formação escolar de um gestor influencia na habilidade do prefeito em contornar a situação das cidades, que sofrem com quedas na receita. Atualmente, mais da metade dos municípios são administrados por pessoas que tem curso superior, o que, para o sociólogo Francisco Mesquita, indica capacidade de discernir melhor e mais rápido determinadas situações.


Sociólogo ressalta que em tempos de crise, qualificação dos gestores ajudar a inovar gestão (Foto: Jailson Soares/O Dia)

“A formação dos gestores pode ajudar na busca por soluções. Esses gestores têm capacidade para buscar inovação e criatividade para tirar o município da crise, se ele colocar o conhecimento de formação superior aliado à ciência da gestão pública, a serviço do seu município”, explicou.

No Piauí, segundo o IBGE, 101 prefeitos possuem ensino superior completo e outros 27 tem pós-graduação. Os números representam, segundo o estudioso, uma equipe administrativa bem formada e uma gestão política inovadora, distante de práticas tradicionais.

“Contudo, essa questão não diz respeito apenas à formação do prefeito, mas também à pratica política local, porque muitas vezes os gestores já fazem parte de um grupo político, que, na maioria das vezes, é familiar, perpetuando-se, portanto, um nome no poder”, concluiu Francisco Mesquita.

Por: IIthyara Borges - Jornal O Dia
Mais sobre: