Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

38% dos que disputaram o 1º turno não prestaram contas à Justiça Eleitoral

Segundo o TRE/PI, a expectativa era de que, ao todo, 423 declarações financeiras de partidos e candidatos fossem apresentadas até ontem (6).

07/11/2018 13:44

Terminou ontem (6), o prazo para que todos os candidatos e partidos que disputaram o primeiro turno das Eleições 2018 prestassem contas sobre os gastos de campanha à Justiça Eleitoral. No entanto, finalizado o prazo, apenas 262 candidatos e partidos apresentaram o balanço. Ao todo, 38% dos que disputaram o primeiro turno, ou seja, 161, não regularizam a documentação.

Segundo o coordenador de Controle Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI), Leonardo Moraes, a expectativa do órgão era de que 423 declarações financeiras fossem apresentadas até esta terça-feira. Com o fim do prazo, os candidatos e partidos que não apresentaram a documentação deverão ser avaliados pela Justiça.

“A prestação de conta pode ser apresentada depois do prazo, mas é o juiz que vai analisar a consequência desse atraso. Compete ao magistrado, depois de tramitar o devido processo, qual o direcionamento que ele vai dar a isso. O membro da corte designado para relatar cada processo é que vai analisar o fato de o processo ter sido apresentado fora do prazo”, explica.

Após a entrega da documentação à Justiça Eleitoral, os relatórios serão disponibilizados na íntegra para consulta pública no Portal do TSE. A medida permitirá que candidatos, partidos, imprensa, órgãos de fiscalização do Estado e qualquer cidadão possam ter acesso aos documentos comprobatórios das prestações de contas dos candidatos e das legendas no pleito deste ano.

Por: Nathalia Amaral e Breno Cavalcante
Mais sobre: