Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Assis Carvalho é sepultado em Oeiras; amigos prestam homenagem

Lideranças como o prefeito de Oeiras, pré-candidatos municipais e secretário estaduais compareceram ao velório e destacaram o legado de Assis Carvalho.

06/07/2020 08:12

Atualizada às 10h59min

Na saída da funerária onde ocorreu o velório, Assis Carvalho foi aplaudido pelos amigos, familiares e correligionários. O corpo do deputado seguiu para ser enterrado no sítio da família em Oeiras, conforme pedido do próprio parlamentar.


Atualizada às 10h59min

Outra liderança que também compareceu ao velório do deputado Assis Carvalho para prestar as últimas homenagens foi o prefeito de Picos, Padre Walmir. Em conversa com o Portalodia.com ele lamentou a morte do parlamentar e destacou o histórico de luta nos movimentos sociais por parte do deputado.

“Em Assis, nós vemos uma pessoa destemida que sempre lutou pelo que acreditava. Bastava ter ciência de que aquele caminho era o certo, ele enfrentava o que fosse, um deputado que sempre esteve presente na vida dos movimentos das minorias. Na Câmara dos Deputados, sempre foi um cidadão atuante na luta pelos direitos humanos. A gente sente, lamenta, mas espera que as ideias que ele defendia aqui sejam reforçadas”, disse o prefeito de Picos.


Atualizada às 10h30min

O secretário de Governo do Piauí e suplente do deputado Assis Carvalho na Câmara Federal, Merlong Solano, conversou com a reportagem de O Dia sobre a perda do parlamentar e o impacto que isso tem na política piauiense e no próprio Partido dos Trabalhadores (PT), do qual Assis era presidente do diretório estadual. Merlong destacou o espírito de liderança de Assis Carvalho e a capacidade de articulação política do parlamentar.

"Todos nós do partido estamos profundamente abalados, é uma perda muito grande em razão da enorme capacidade de liderança do deputado Assis Carvalho. Ele tinha um grande poder de articulação e uma extrema determinação na busca dos objetivos do partido e na busca das transformações sociais pelas quais o nosso partido sempre lutou", destacou Merlong.

O secretário deverá assumir a cadeira deixada por Assis Carvalho na Câmara Federal, mas evitou falar no momento sobre quais serão os próximos passos. Merlong disse que o momento é de prestar solidariedade a Assis e à família dele e que nos próximos dias é que irá discutir as providências que serão adotadas.


Atualizada às 10h16min

O pré-candidato à Prefeitura de Oeiras, Ayrton Filho, também prestou sua homenagem ao deputado federal Assis Carvalho. Em sua fala, ele destacou a trajetória de luta do parlamentar e o legado que ele deixa na política piauiense e na história de Oeiras. Citando um trecho do poema Canção do Tamoio, de Gonçalves Dias,Ayrton se referiu a Assis Carvalho como "um homem de coração valente". "O deputado Assis Carvalho permanece. A semente que ele plantou está intacta, O deputado nunca temeu a morte e nunca fugiu às lutas pelas causas sociais", disse Ayrton.

Atualizada às 9h42min

Um dos que compareceram para prestar a última homenagem ao deputado federal Assis Carvalho (PT) foi o prefeito de Oeiras, Zé Raimundo. Adversários político, o gestor da cidade deixou as divergências de lado e disse ter recebido com muita tristeza e pesar a notícia do falecimento do parlamentar que era natural de Oeiras.

Em conversa com o Portalodia.com, Zé Raimundo disse que a figura de Assis Carvalho fará falta na cidade e destacou o carinho que o deputado tinha para com sua terra natal. “O Assis era um adversário política, mas um adversário político diferente. Ele olhava para Oeiras de uma maneira diferente. Ele amava sua terra natal. Recebi com muita tristeza e pesar a notícia, Oeiras vai sentir muito a perda dele, mas temos agora que juntar forças para continuar o trabalho imbuídos no mesmo projeto que Assis sempre quis para nossa cidade, que era levar Oeiras ao topo e transformá-la em uma boa cidade para se viver”, destacou Zé Raimundo.


Atualizada às 09h20min

O corpo do deputado federal Assis Carvalho chegou por volta das 9 horas na funerária onde será velado em Oeiras. No local, amigos e correligionários esperavam para prestar as últimas homenagens e dar o último adeus ao parlamentar piauiense. A área destinada ao velório está toda marcada com faixas mantendo o distanciamento entre os presentes e o próprio presidente do diretório do PT em Oeiras, Nelson Júnior, disse que estão sendo observadas todas as normas de segurança por conta da covid-19.


Foto: Fernanda Meneses/Governo do Estado do Piauí

O corpo do deputado federal Assis Carvalho permanece no local por cerca de duas horas e depois seguirá para sepultamento no sítio da família em Oeiras.


Iniciada às 08h12min

O Portalodia.com segue em Oeiras acompanhando a despedida e as homenagens ao deputado federal Assis Carvalho (PT), que faleceu ontem (05) após sofre um infarto fulminante. O corpo do parlamentar, que também era presidente do Partido dos Trabalhadores no Piauí, foi velado na noite de ontem em uma cerimônia restrita a amigos e familiares e, nesta manhã, será levado para uma funerária, onde poderá receber as últimas homenagens do povo de Oeiras e de seus correligionários.

Leia também: 

Morte de Assis Carvalho repercute entre políticos locais e nacionais 

Assis Carvalho será velado em Oeiras. Gleisi Hoffmann confirma presença 

Um dos que prestaram homenagem ao deputado federal Assis Carvalho foi o presidente do diretório municipal do PT em Oeiras, Nelson Júnior. Júnior conhecia Assis Carvalho desde a infância e foi uma das últimas pessoas a terem contato com o parlamentar antes de sua morte. Assis Carvalho deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Oeiras por volta das 14 horas. Por volta do meio dia, Nelson Júnior esteve com ele e diz que a conversa parecia, na verdade, uma despedida.


O deputado Assis Carvalho (PT) faleceu ontem em Oeiras - Foto: O Dia

“Eu fui por volta das 11h30 na casa dele e foi muito rápida a visita, conversamos por cinco minutos. Ele estava muito feliz, muito alegre, falando dos projetos. Parecia até uma despedida. Então eu vim pra casa e por volta das 14 horas, ligaram dizendo que ele tinha dado entrada na UPA. Então me desloquei para lá e ao chegar, me deparei com ele sendo assistido pelos profissionais. Mas infelizmente, não conseguiram salvá-lo. Fizeram tudo que puderam fazer, mas não conseguiram salva-lo”, relata Nelson Júnior.

Após o velório restrito na noite de ontem (05) e as homenagens a serem recebidas na funerária, Assis Carvalho será sepultado no sítio que possui em Oeiras, onde passou os últimos dias com a família. O local, segundo Nelson Júnior, foi escolhido por ele mesmo e os filhos atenderão ao seu pedido. “Assis Carvalho nasceu na roça e morreu na roça. Lá era a vida dele, aquela roça passou a ser o porto seguro dele, onde ele se encontrava consigo mesmo”, finaliza Nelson Júnior.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações de Sandy Swamy
Mais sobre: