Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vídeo mostra vice-prefeito de São Julião sendo preso e algemado

Prisão foi efetuada quando José Francimar se preparava para fugir

18/04/2013 16:28

O portalODIA.com teve acesso a um v�deo que mostra o momento da pris�o do vice-prefeito de S�o Juli�o (PI), Jos� Francimar Pereira (PP), efetuada no dia 15 de mar�o deste ano. O pol�tico � apontado como o mandante do sequestro e execu��o do ex-vereador Em�dio Reis.

Hospedado em um sobrado na cidade de Picos, Francimar foi detido na madrugada do dia 1� de mar�o, quando se preparava para deixar o local.

Sozinhos, um escriv�o e um agente da Pol�cia Civil monitoravam o im�vel localizado na Rua Esp�rito Santo, regi�o comercial da cidade. Dos tr�s lugares onde o vice-prefeito poderia estar, aquele era o considerado menos prov�vel.

Fontes de O DIA contam que a campana come�ou �s 20h de 14 de mar�o e se estendeu at� �s 05h30 do dia seguinte, culminando com a pris�o do gestor de S�o Juli�o.

A certeza que Francimar estava no endere�o se deu por volta de 4h30, quando ele abriu a janela. O v�deo feito pela equipe policial mostra o pol�tico debru�ado, fumando. Gra�as � luz da chama do cigarro, o agente e o escriv�o confirmaram que era Francimar.

Os policiais ficaram a postos. Minutos depois, uma caminhonete entra em velocidade na rua - no mesmo instante, Francimar deixa a janela. O motorista manobra e estaciona o carro com a carroceria virada para a cal�ada.

Em seguida, as imagens da Pol�cia Civil mostram Francimar - de camisa vermelha - carregando uma mala at� o carro, enquanto outra pessoa ajuda a arrumar a bagagem carroceria. O homem de cal�a jeans e camisa branca � um empres�rio amigo do vice-prefeito.

A partir desse momento as imagens ficam indecifr�veis. Com a filmadora na m�o, o agente e o escriv�o correm em dire��o ao ve�culo para evitar a fuga do acusado. No percurso, a c�mera cai no ch�o.

O v�deo volta a ter sentido momentos depois, quando mostra o vice-prefeito e o empres�rio deitados no ch�o - Francimar com as m�os algemadas para tr�s. Acionado pela equipe, o delegado Luccy Keyko, que comanda o inqu�rito do caso Em�dio, chega � cena somente ap�s a pris�o. � ele quem aparece de camisa branca ajudando o pol�tico a levantar.

Nos bastidores da investiga��o, comenta-se que Jos� Francimar ficou at�nito ao perceber que estava sendo preso. A pris�o, tida pela equipe como um "golpe de sorte e t�cnica", foi considerada fundamental para o desenrolar da Opera��o Mandacaru, deflagrada naquela madrugada. "O pol�tico era o principal alvo", explica um policial que pediu para ter a identidade preservada.

Desde ent�o, Jos� Francimar permanece preso em uma cela do Quartel do Comando Geral da Pol�cia Militar do Piau�. Nesta quinta-feira, dia 18, os delegados Menandro Pedro, Luccy Keyko e Carlos C�sar anunciaram que o vice-prefeito e outras quatro pessoas ser�o indiciadas pela morte do ex-vereador Em�dio Reis. Eles responder�o por homic�dio qualificado, forma��o de quadrilha e oculta��o de cad�ver.

O empres�rio que conduzia o carro n�o foi preso. O pol�cia explica que ele n�o tem qualquer participa��o no crime.

Mais sobre: