Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Vereadores de Teresina aprovam pedido de rescisão de contrato com o Setut

Dudu Borges explicou que foi motivado a apresentar o pedido devido aos últimos acontecimentos envolvendo paralisação dos ônibus

28/04/2021 15:05

A Câmara Municipal de Teresina aprovou nesta quarta-feira (28) durante sessão ordinária um requerimento do vereador Dudu Borges (PT) para a rescisão do contrato da Prefeitura de Teresina com o Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), que opera o sistema do transporte coletivo da capital.


Leia tambémDeputado apresenta projeto de lei que proíbe testes em animais no Piauí 


Dudu Borges explicou que foi motivado a apresentar o pedido devido aos últimos acontecimentos em que os ônibus não saíram das garagens sob alegação da falta de combustível e ainda as manifestações do Setut de que está impossível operar o sistema com a baixa demanda atual. 

“Não dá para a gente continuar vendo o Setut jogando o trabalhador contra a população: o trabalhador não recebe salário e deflagram greve para que o Setut possa pedir ao município o que eles calculam ser o lucro. Como eles viram que quando deflagram greve a prefeitura tem outras formas de controlar, eles estão usando outro golpe que é mandando os ônibus sair das garagens e dar o prego de combustível em pleno trajeto”, disse.

Foto: Assis Fernandes / O Dia 

O parlamentar comentou ainda que esse momento deve ser aproveitado porque a Câmara e Prefeitura estão empenhadas em resolver os problemas do transporte. “Teresina está cansada do jogo que o Setut faz. Nas outras gestões tínhamos dificuldade de aprovar matérias relacionadas ao Setut, mas nessa gestão vejo a vontade política de resolver os problemas do transporte público”, afirmou. 

O presidente da Casa, vereador Jeová Alencar (MDB), disse que: “O sistema de transporte público de Teresina, é um sistema falido que a todo tempo tenta tirar dinheiro dos cofres públicos. Em audiência, foi dito que o dinheiro que a prefeitura estava devendo ao Setut seria depositado parcelado aos trabalhadores e eles (SETUT) não aceitaram, eles perderam o poder de investimento em suas empresas, há um contrato em vigor, mas eles não estão cumprindo o contrato”, pontuou.

Ao O Dia, o Setut afirmou que não tem conhecimento da solicitação. “O Setut ainda não recebeu nenhuma informação oficial sobre o assunto”, disse o sindicato. 

Ônibus da zona Sudeste estão paralisados

Os ônibus da zona Sudeste de Teresina não rodaram nessa terça-feira (27) . O motivo, de acordo com as empresas, é a falta de combustível. As empresas citadas pelo secretário são Transfácil, Emtracol e Teresina.

“O consorcio Theresina, que presta serviço de transporte na zona sudeste, tem três empresas que estão com ônibus sem rodar, e a culpa é da própria administração da empresa, que segundo a empresa não tem óleo para colocar nos veículos”, secretário da presidência do Sintetro, Francisco Sousa. O secretário da presidência do Sintetro, diz que não sabe quando irá normalizar a situação.

Mais sobre: