Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

UFPI aciona Polícia Federal para investigar envio de mensagens em massa

Apesar do conteúdo aparentemente inofensivo, membros da comunidade acadêmica especulavam que o sistema da universidade havia sido hackeado.

02/01/2019 17:57

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) informou nesta quarta-feira (2) que acionou a Polícia Federal para investigar o envio de mensagens de massa para milhares membros da comunidade acadêmica por volta das 5h da manhã de hoje. A mensagem compartilhada desejava um "Feliz Ano Novo" aos membros e autopromovia o estudante através da divulgação das suas redes sociais.

Apesar do conteúdo aparentemente inofensivo, o caso intrigou membros da universidade e criou a especulação de que o estudante envolvido teria hackeado o sistema da instituição, já que a mensagem enviada era assinada como gerada pela Administração dos Sistemas da UFPI.

Em nota, a UFPI esclareceu que a integridade do sistema e a de seus usuários estão intactas e preservadas, e que o aluno envolvido utilizou-se de alguma ferramenta para automatizar o envio de mensagens para várias pessoas simultaneamente, via caixa postal do próprio sistema, com conteúdo de autopromoção/divulgação. 

Apesar disso, a universidade comunicou que a Polícia Federal foi acionada “para que sejam tomadas todas as medidas cabíveis quanto ao fato”. “A UFPI ratifica que preza pela integridade dos usuários do SIGAA e garante a segurança do acesso à informação da instituição como um direito a todos”, disse a instituição.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: