Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Traficante falsifica documentos para tentar comprar arma em Teresina

Ele já havia sido condenado pela Justiça do Maranhão e adulterou documentos oficiais protocolado junto à PF em Teresina.

09/09/2020 07:35

A Polícia Federal está investigando uma traficante condenado pela justiça maranhense, que teria falsificado documentos para conseguir comprar uma arma de fogo no Piauí. A ação faz parte da Operação Integração, deflagrada nas primeiras horas da manhã de hoje (09) pela PF em conjunto com a Polícia Civil do Estado do Piauí e do Maranhão, e apoio dos membros do Ministério Público.

Leia também: Cigarro encontrado em barco encalhado no Piauí foi avaliado em R$ 5 milhões 

Estão sendo cumpridos sete mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara da Seção Judiciária Federal em Teresina. Ao todo, 60 policiais participam da operação. 


Foto: Divulgação/Polícia Federal

Durante o inquérito, a Polícia Federal constatou que o investigado inseriu declaração falsa em documento público, falsificou documentos e os utilizou para instruir processo de aquisição de arma de fogo protocolado junto à PF em Teresina. “Os documentos e as declarações falsas tinham como propósito ocultar a real condição do requerente, condenado em primeira instância na Justiça Federal do Maranhão pelo crime de tráfico de drogas”, disse a Polícia Federal em nota.

A PF esclareceu que a condenação em primeira instância na Justiça Maranhense impede o acusado de adquirir armas de fogo legalmente. "Esse investigado pode responder pelos crimes de falsidade ideológica e falsidade documental, cujas penas somam até cinco anos de reclusão", explicou o delegado Albert Moura, chefe da Delegacia de Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal do Piauí

Ele lembrou que a Polícia Federal está atenta a todos os processos de porte e registro de arma de fogo, destacando que todos os documentos são rigorosamente analisados e qualquer situação de fraude com o propósito de desvirtuar as normas do estatuto do desarmamento será objeto de investigação prioritária no âmbito da Polícia Federal. 

Por: Maria Clara Estrêla, com informações da Polícia Federal
Mais sobre: