Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Soldado do Exército preso por praticar assalto é solto pela Justiça

Segundo o juiz da Central de Inquéritos de Teresina, por ser réu primário e possuir bons antecedentes, o soldado não representa risco à sociedade.

17/09/2020 16:00

O juiz Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina, determinou a liberdade provisória do soldado do 25º Batalhão de Caçadores, Jadson Silva Pinheiro, nesta quarta-feira (17). Jadson Pinheiro encontrava-se recolhido no Quartel do 25º BC desde ontem (16), por suspeita de envolvimento em um assalto a mão armada.


Leia mais: Soldado do Exército é preso em Teresina suspeito de praticar assaltos 


 O militar foi incorporado às fileiras do Exército ainda este ano, por meio do serviço militar obrigatório. (Foto: Arquivo O Dia)

De acordo com o magistrado, apesar de serem evidentes os indícios de autoria e a materialidade do crime, o soldado é réu primário e possui bons antecedentes, o que não o qualifica como risco à ordem pública. Segundo a denúncia, o soldado, na companhia de outro suspeito, identificado como Fernando Rodrigues da Silva Medeiros, teriam abordado a vítima na Estrada Gurupá, que liga Teresina ao município de União, e tomado de assalto uma motocicleta.

No ato da prisão, Jadson Pinheiro encontrava-se dentro do veículo descrito pela vítima no momento das buscas e foi supostamente o mesmo que informou a localização da motocicleta, tendo levado a guarnição da Polícia Militar até o local indicado.

Ainda no dia de ontem, o soldado foi transferido da Central de Flagrantes para o Quartel do Exército, onde permaneceu sob custódia até a chegada da ordem judicial determinando a sua soltura Segundo o 25º BC, o militar foi incorporado às fileiras do Exército ainda este ano, por meio do serviço militar obrigatório. 

Com a decretação da liberdade provisória, o soldado deverá obedecer às medidas cautelares impostas pela Justiça, tal como o recolhimento domiciliar no período noturno das 21:00 às 05:00 horas, nos finais de semana, feriados e dias de folga, salvo, também, quando necessário junto ao 25º BC, para prestar serviço. 

Além disso, Jadson Pinheiro não poderá deixar a Comarca por mais de oito dias sem prévia autorização, nem mudar de residência sem prévia comunicação ao Poder Judiciário, salvo quando a serviço do Exército Brasileiro. 

Foto: Divulgação/PM

Sobre o comparsa de Jadson, Fernando Rodrigues da Silva Medeiros, por já possuir passagens pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e posse irregular de arma de fogo, bem como envolvimento com procedimentos anteriores, quando ainda era adolescente, tendo sido investigado por crimes equiparados a latrocínio tentado e roubo majorado, o magistrado entendeu que o mesmo representa um risco à ordem pública, decretando assim a sua prisão preventiva.

"Existem indícios suficientes dando conta de que o acusado faz do crime seu modo de vida, o que evidencia o risco de reiteração delitiva caso permaneça solto", destaca o juiz Valdemir Ferreira Santos em sua decisão.

Em nota, o 25º BC informou que o episódio envolvendo o soldado já está sendo apurado, por meio das medidas cabíveis, para que se chegue à veracidade do ocorrido.

Confira a nota na íntegra:

No dia 16 de setembro de 2020 o Comando do 25o Batalhão de Caçadores foi informado sobre a prisão em flagrante de militar que serve neste Batalhão, sob a acusação de infração penal (Art. 157 – CP). Conforme o Auto de Prisão em Flagrante no 001618/20, da Polícia Civil do Estado do Piauí.

Trata-se de um militar do efetivo variável, incorporado nas fileiras do Exército no corrente ano, por meio do serviço militar obrigatório. O mesmo foi encaminhado sob custódia ao Quartel do 25o BC, sendo solto no dia de hoje, em cumprimento a um alvará de liberdade provisória expedido pelo Poder Judiciário do Estado, permanecendo, entretanto a disposição da Justiça.

O episódio já está sendo apurado, por meio das medidas cabíveis, para que se chegue à veracidade do ocorrido.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: