Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Sistema prisional do Piauí registra a 11ª morte este ano

O detento Francisco Alisson Pereira da Silva foi assassinado durante o motim na Penitenciária de Altos. Maioria das mortes é por enforcamento.

09/11/2017 15:43

O sistema carcerário do Piauí registrou, nesta quinta-feira (09), a 11ª morte de um detento somente neste ano de 2017. O preso Francisco Alisson Pereira da Silva, 27 anos, foi assassinado durante o motim acontecido no Centro de Detenção Provisória de Altos. Alisson deu entrada na unidade no último dia 30 de outubro. Sua morte aconteceu na cela 10 do Pavilhão B do presídio.

Os dados sobre o número de mortes são do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi) e foram confirmados pela Secretaria de Justiça (Sejus), “A morte desse detento em Altos é a terceira em 10 dias. Nós tivemos uma há pouco mais de uma semana em Bom Jesus, outra em Floriano e agora essa. A situação é grave, preocupante e um reflexo da superlotação das unidades”, afirma o vice-presidente da entidade, Kleiton Holanda.

O agente penitenciário acrescenta ainda que das mortes registradas nos presídios, a grande maioria é por enforcamento. Isso, segundo Kleiton, facilita simular casos de suicídio no intuito de isentar outros presos da culpa. Há ainda assassinatos com objetos cortantes e contundentes, como barras de ferros retiradas da própria estrutura do presídio, ou mesmo asfixia.

O CDP de Altos, por exemplo, ficou depredado com a agitação dos presos ocorrida hoje (09). Paredes foram quebradas, barras de ferro foram arrancadas e entulhos foram arremessados nos servidores. A situação só foi controlada cerca de duas horas depois do início do motim.

Posicionamento da Sejus

Por meio de nota, a Secretaria de Justiça informou que a morte do detento Francisco Alisson Pereira da Silva está sendo investigada. A Delegacia de Polícia de Altos já foi acionada e os oito presos que estavam na cela foram ouvidos. Um preso, de nome David da Silva, confessou a autoria do assassinato.

A Sejus informou ainda que sua Diretoria de Humanização e Reintegração Social está dando assistência à família do preso, que é natural de Demerval Lobão e respondia pelos crimes de assalto e homicídio.

Já no que respeita aos dados das mortes repassados pelo Sinpoljuspi, a Secretaria de Justiça confirmou que este ano já registrou 11 óbitos no sistema carcerário, sendo oito por enforcamento, uma overdose, uma asfixia e uma morte natural. Com relação aos três óbitos nos últimos 10 dias, a Sejus informou que se trataram de uma overdose e dois enforcamentos ocorridos em Bom Jesus, Floriano e em Altos.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: