Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Rua inacabada causa transtornos aos moradores da Vila Joana Darc

Os diversos buracos deixam a Rua São Leonardo intrafegável, além de ocasionar o acúmulo de água e lixo, formando focos do mosquito da dengue.

16/04/2015 06:33

A manicure Nelma Neves reside há 14 anos na Rua São Leonardo, no bairro Uruguai, zona Leste de Teresina. Ela é uma das fundadoras da Vila Santa Joana Darc e ajudou, junto com outros moradores, a construir a comunidade. Em todo esse tempo que moram no local, uma das reivindicações que os moradores pedem é a pavimentação da via, que está intrafegável.

Nelma conta que, recentemente, colocaram terra no local para anemizar as crateras, mas, com as fortes chuvas, toda a areia foi arrastada e os buracos voltaram a aparecer. Além de ficar intrafegável, há ainda o acúmulo de água e lixo, formando focos de dengue. “Aqui em casa eu e meu neto já tivemos dengue, porque não adianta ter limpeza em casa se na nossa porta está desse jeito”, disse.

Apenas um trecho da Rua São Leonardo recebeu calçamento, que compete apenas à frente de um condomínio particular, obra realizada pela Construtora da obra, já que a via estava intrafegável. “Na outra parte da rua é que a coisa está feia mesmo, cheia de buraco, e nem a pé dá para passar. Quando adoece, a pessoa tem que sair sendo levada na rede, porque a ambulância não entra aqui. Carro e moto também não estão entrando mais, porque a chuva destruiu mais ainda a rua, que já não prestava. Se alguém vier de carro, tem que deixar lá na esquina e vir a pé”, descreve.

Foto: Jailson Soares/O Dia


Nelma Neves mostra a situação da Rua São Leonardo, que está cheia de buracos e sem pavimentação. Ela afirma que veículos não conseguem trafegar no local

Nelma clama para que o problema seja solucionado o mais rápido possível, pois, além de dificultar a passagem dos moradores, ainda traz riscos à saúde e bem-estar. A mulher conta ainda que uma caçamba com lixo chegou a ser colocada em frente à sua residência, tornando o local ainda mais insalubre.

A manicure também reclama que as péssimas condições da rua têm atrapalhado, inclusive, os negócios. “As minhas clientes, quando vêm aqui, deixam o carro lá na esquina e na hora de ir embora tem que pisar nessa lama e acaba borrando tudo”, relata.

O vice-presidente da Associação de Moradores da Vila Santa Joana Darc, Roberto Carlos, esclarece que o calçamento da rua já foi licitado pelo orçamento popular em 2012, para ser executado em 2013, com valor de R$ 80 mil; entretanto, até o momento nada foi feito. Ele explica que chegou a entrar em contato com a SDU da região e foi informado que a obra iniciaria neste mês. Porém, com o período chuvoso, fica inviável começar o calçamento da rua.

“Uma pessoa me ligou dizendo que agora em abril a obra seria começada, mas nós sabemos que agora não dá para fazer muito coisa. É melhor aguardar essas chuvas passarem e esperarmos que em maio realmente comece a fazer essa rua”, afirma.

Segundo Roberto Carlos, a rua é um importante ponto de acesso para o Centro Integrado de Saúde, que fica em uma faculdade particular, e mesmo não oferecendo segurança para os moradores, é o caminho mais rápido para chegar ao local.

“Nós temos muitas pessoas que moram nessa rua que não tem mobilidade, e elas precisam pagar um táxi para chegar até o Centro, porque não dá para chegar. Até os médicos da família não estavam vindo, porque não tinha como chegar às casas por essa rua”, disse.

Além disso, a proximidade com Faculdade Particular e diversos condomínios residenciais do PAR aumentam o fluxo de veículos na região.


Veja mais detalhes na edição desta quinta-feira (16) do Jornal O Dia

Por: Priscila Florêncio - Jornal O Dia
Mais sobre: