Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

15 presos abrem buraco no piso e fogem da Irmão Guido; um foi recpaturado

A fuga aconteceu na madrugada de hoje; esta é a segunda fuga no presídio em 2016.

12/04/2016 08:48

Atualizada às 16hs

Um fugitivo da Penitenciária Irmão Guido foi recapturado no começo da tarde de hoje (12) na região do povoado Chapadinha, próximo a Demerval Lobão. Trata-se de Carlos José da Silva.

As equipes da Diretoria de  Inteligência e Proteção Externa (Dipe) e da Diretoria da Unidade de Administração Penitenciária (Duap) estão em diligências para trazê-lo para Teresina. A Sejus disse que já possui, também, informações sobre a localização de outros três fugitivos.

Presídio será reformado

A Sejus informou ainda que está em andamento o processo licitatório para uma reforma geral na Penitenciária Irmão Guido. A reforma contemplará toda a estrutura da unidade, com reforço e alargamento da espessura do piso, paredes e recuperação da parte elétrica, sanitária e hidráulica.  A reforma, segundo o secretário de Justiça, Daniel Oliveira, vai evitar que aconteçam outras fugas. 

A Sejus acrescenta ainda que já foram abortadas 45 tentativas de fuga no Estado este ano. O sistema prisional piauiense conta, atualmente, com uma população carcerária de quatro mil detentos.

Iniciada às 8hs48

Cerca de 15 presos fugiram na madrugada desta terça-feira (12) da penitenciária Irmão Guido, em Teresina. Os detentos cavaram um buraco no piso de uma das celas do pavilhão anexo e pularam o muro do presídio.

De acordo com diretor administrativo do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), Kleiton Holanda, a cela abrigava mais de 50 detentos. “Eles aproveitaram a grande quantidade de presos e cavaram o buraco rapidamente ainda na noite de ontem. Depois disto, tiveram acesso ao pátio, parte externa da penitenciária, e pularam o muro, fugindo pela mata”, explicou Kleiton Holanda.

Fotos: Divulgação

Os presos  fugitivos estavam abrigados em uma cela no pavilhão anexo, local reservado para aqueles detentos que recebem ameaça de morte dentro do presídio. Agentes que estavam de plantão durante a madrugada perceberam a movimentação dos presos, mas não conseguiram abortar a fuga.

Só neste ano a penitenciária registrou 45 tentativas de fugas abortadas. Esta é a segunda fuga de presos em 2016. Na primeira, em janeiro, onze detentos fugiram da unidade prisional pela laje de uma das celas. A fuga ocorreu por volta das 15h30 quando os detentos estavam liberados para tomarem o banho de sol.

Veja a lista com os nomes dos presos fugitivos.

Felipe da Silva Saraiva
Francisco Ítalo Barbosa Lima
Leonardo Teixeira dos Santos
Eliton Benedito Pereira dos Santos
Rodrigo Rafael de S. Silva
Fábio Barros de Sousa
Carlos José da Silva
Emanoel Francisco do Nascimento
José Fernandes Américo
Nelson Ribeiro Ferreira
Izânio da Silva Borges
Geison Bernadino de Sousa
Mateus Araújo h. Ribeiro Gonçalves
Carlos Renan Gomes Machado
José Hilton Silva Pinto 

Em nota, a Secretaria de Justiça do Estado informou que a polícia já iniciou o processo de recaptura dos 15 presos. Disse ainda que já foi aberto processo licitatório de reforma geral da Penitenciária Irmão Guido. Veja a nota na íntegra.

"A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) informa que já comunicou aos órgãos da segurança pública para que seja iniciado o processo de recaptura de 15 presos que fugiram da Penitenciária Regional Irmão Guido, na madrugada desta terça (12). Os presos fugiram por um túnel. A Secretaria de Justiça informa, também, que está abrindo procedimento investigatório para averiguar as circunstâncias em que a fuga se deu. A Secretaria ressalta que, só em 2016, 45 tentativas de fugas foram abortadas no sistema prisional. A Sejus destaca, ainda, que já foi aberto processo licitatório de reforma geral da Penitenciária Irmão Guido e se encontra na fase de análise da documentação das empresas concorrentes. A reforma contemplará reforço e aumento da espessura do piso, reforma das paredes, parte sanitária, hidráulica e elétrica, grades, telas de proteção, dentre outras melhorias."

Esperantina

Na penitenciária de Esperantina policiais abortaram uma fuga na manhã de hoje (12). Pelo menos seis pesos da cela 4 do pavilhão C cavaram um buraco no teto para terem acesso à região externa do presídio. A tentativa de fuga ocorreu por volta das 7h.




Edição: Nayara Felizardo
Por: Ithyara Borges
Mais sobre: