Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Quadrilha falsificava cartões para alugar veículos e vendê-los em outro estado

Quatro pessoas foram presas acusadas de fazer parte da organização criminosa. Polícia apreendeu três carros e máquina de fazer cartões.

10/09/2020 07:16

O Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) prendeu na noite desta quarta-feira (09) uma quadrilha especializada em falsificar dados e forjar cartões de crédito para alugar carros e locadoras de veículos e vendê-los em outros estados do Nordeste. Quatro pessoas foram presas, sendo gente do Piauí e do Ceará e alguns deles com passagens anteriores pela polícia por tráfico de drogas e associação criminosa.

Leia também: Idosa suspeita de matar cães é presa com venenos em casa 

Os presos foram identificados como sendo Breno Dionísio de Assis Lacerda, Francisco Wilton Duarte Mendes; Maria Kezia Viana Barbosa e Airton Douglas de Sousa.

A investigação começou há cerca de duas semanas, quando a polícia recebeu denúncias de uma empresária aqui da capital informando de alguns veículos alugados em sua locadora que não estavam sendo devolvidos no tempo correto. A polícia descobriu que alguns desses carros tinham como destino o estado de Pernambuco e acabou chegando à quadrilha após as investigações.


Foto: Divulgação/GRECO

Ontem, o GRECO localizou aqui em Teresina três pessoas que teriam vindo à capital para lugar carros e levar estes veículos a outros estados para que fossem vendidos em pequenas cidades a preços abaixo do valor de mercado. “A gente conseguiu perceber que todos os carros que foram alugados eram pagos por cartões e eles eram de pessoas que nem aqui em Teresina estavam, então entendemos que ali havia uma fraude. Quando prendemos os quatro suspeitos ontem, encontramos uma máquina de fazer crachás de empresas que eles acoplavam a um computador com um programa para forjar os cartões”, relatou o delegado Daniell Pires, do GRECO.

Ele explica que os criminosos pagavam pessoas aqui de Teresina para fornecer seus dados para serem colocados nos cartões com os quais eles alugavam os carros. “Eles cooptavam esses laranjas e faziam o cartão na máquina. Então pegavam chips de operadoras e inseriam neles informações de clientes que nem daqui eram. Eram esses clientes que tinham os dados inseridos no chip que pagavam pelo aluguel do carro sem nem saber, que eram as vítimas. O valor das transações era descontado da conta dessas pessoas”, detalhou o delegado.


Delegado Daniell Pires deu detalhes de como os criminosos agiam - Foto: O Dia

Nenhum dos clientes que foram lesados pela quadrilha era daqui do Piauí e os teresinenses que eram usados como laranjas e forneciam seus dados para o cartão forjado não tinham passagens pela polícia. No entanto, um dos membros da organização já responde a processos por porte de droga, porte de arma e associação criminosa.

Durante as prisões de ontem, o GRECO apreendeu três veículos com placas do Pará e do Ceará. Presos em flagrante, os investigados poderão ser indiciados por falsidade ideológica, associação criminosa e, se durante as investigações ficar comprovado que a estrutura do grupo era mais articulada, eles também poderão responder por crime de organização criminosa.

Por: Maria Clara Estrêla
Mais sobre: