Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Promotor recorre contra liberdade de acusados de matar cabo do BOPE

De acordo com o promotor Régis Marinho, os acusados representam um perigo à sociedade e devem aguardar o julgamento presos.

17/01/2018 19:52

O promotor Régis Marinho entrou com um recurso para revogar a liberdade provisória dos oitos acusados de matar o cabo do BOPE Claudemir Sousa. O recurso foi interposto nesta terça-feira (16) na secretaria da 1ª Vara do Júri de Teresina. No documento, o promotor fundamenta o seu pedido com base no grau de periculosidade dos acusados e afirma que, por isso, o grupo representa um perigo à sociedade. A decisão sobre a revogação da liberdade dos acusados caberá ao Tribunal de Justiça do Piauí.

Ao O Dia, o promotor Régis Marinho esclareceu que os oitos acusados de participar da morte do cabo Claudemir praticaram um crime de gravidade incomum e devem retornar ao encarceramento como garantia da ordem pública e para evitar novos delitos. “Haja vista que alguns deles, inclusive, têm uma extensa ficha criminal. Exemplo disso é o fato de que um dos executores materiais usava uma tornozeleira eletrônica e, por isso mesmo, o crime foi desvendado, a partir do trajeto que ele fez para matar o cabo Claudemir”, explica o promotor.

A prisão do grupo envolvido no assassinato do cabo Claudemir Sousa, ocorrido em uma academia do bairro Saci, em dezembro de 2016, foi revogado no dia 09 de janeiro deste ano. Com a liberdade provisória, os acusados devem responder ao processo fora da cadeia. Leonardo Ferreira Lima, Maria Ocionira Barbosa de Sousa, José Roberto Leal da Silva, Weslley Marlon Silva, Francisco Luan de Sena, Igor Andrade de Sousa, Flávio Willame da Silva e Thais Manait Neris de Oliveira ficaram presos preventivamente por cerca de um ano.

A revogação das prisões foi determinada pelo juiz da 1ª vara do Tribunal do Júri, Antônio Nollêto. De acordo com o magistrado, não existe fundamento legal para a manutenção da prisão do grupo. Isso porque os denunciados responderam regularmente à Justiça, participando de todos os atos processuais a que foram intimados e garantindo que a instrução processual fosse concluída em tempo razoável.

Menos de 10 dias após ser posto em liberdade, Flávio Willame da Silva, apontado como autor dos disparos que mataram o cabo do BOPE, foi alvo de uma tentativa de homicídio na Vila São Francisco, na zona Sul de Teresina. Flávio estava na porta da casa da mãe quando foi atingido por cinco disparos de arma de fogo e várias facadas. Flávio Willame foi socorrido e encaminhado ao HUT, o seu estado de saúde é grave, porém estável.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: