Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PRF resgata 12 pássaros silvestres transportados irregularmente em Picos

Motorista foi autuado por tráfico de animais. Dez aves foram soltas na natureza e duas foram entregues às equipes do IBAMA.

12/11/2021 09:45

Um homem natural da Paraíba que não teve o nome revelado foi preso em flagrante enquanto transportada pássaros silvestres em um veículo de carga na BR-316, na cidade de Picos. Ele teve o veículo abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em uma barreira. Ao vistoriarem o caminhão, os policiais encontraram 12 pássaros silvestres presos em gaiolas na carroceria.


Leia também: PRF apreende pássaros silvestres e autua homem por tráfico de animais em Cristino Castro 


Entre as espécies de aves encontradas estavam um pintassilgo de cabeça preta, o corrupião, um azulão, um caboclinho, um bigodinho, um papa capim de costa cinza, um bicudo verdadeiro, um curió, um galo de campina e um sabiá laranjeira. O condutor do veículo não possuía a documentação que autorizava a posse e o transporte dos animais.


Foto: Divulgação/PRF-PI

Ao ser questionado pela PRF sobre a carga, ele informou que havia comprado as aves por serem espécies que não existem em sua região. Das aves apreendidas, 10 foram libertadas pelos policiais e duas espécies, o bicudo verdadeiro e o papa capim de costa cinza, ficaram à disposição das equipes do IBAMA.

O motorista foi autuado pelos crimes de perseguir, caçar, apanhar e vender espécimes da fauna silvestre, ou seja, tráfico de animais silvestres, e teve que assinar um termo circunstanciado de ocorrência.

Fonte: Com informações da PRF-PI
Mais sobre: