PRF apreende 107m³ de madeira transportada ilegalmente no Piauí

As apreensões foram realizadas nas cidades de Picos e Teresina.

06/06/2017 16:38h

Compartilhar no

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) comunicou duas apreensões de madeira transportada ilegalmente no Piauí ontem (05) e hoje (06). As ocorrências foram registradas nas cidades de Picos, região Sul do Piauí, e em Teresina. Segundo informações da PRF, os veículos vinham desviando da fiscalização ambiental e fazendária, e teriam entrado no Piauí sem passar pelos postos da Secretaria da Fazenda, órgão de fiscalização.

Madeira transportada ilegalmente é apreendida no Piauí. (Foto: Divulgação/PRF)

A primeira apreensão, realizada na manhã de ontem (05), foi efetuada na BR 316, km 1, em Teresina. Na ocasião, os policiais rodoviários federais abordaram o veículo de placa OVX-9739, conduzido por A.L.S., de 46 anos. 

Na pesagem do veículo foi constatado que 34m³ de madeira não conferiam com a nota fiscal ou com o Documento de Origem Florestal (DOF) apresentados pelo condutor. Diante disso, o veículo foi notificado e retido para fiscalização do IBAMA e para realização dos procedimentos legais.

Já a segunda apreensão, também ocorrida na BR 316, mas desta vez no município de Picos, os policiais abordaram dois caminhões vindos do estado do Pará com destino a João Pessoa na Paraíba e a Delmiro Gouveia no estado de Alagoas. Durante a abordagem, a PRF constatou que os veículos estavam carregados com 38m³ e 35m³ de madeira, respectivamente. 

De acordo com a PRF, o condutor do caminhão de placa JPX-8612, identificado como G.N.M, de 25 anos, teria apresentado nota fiscal e guia florestal do estado do Pará falsas, enquanto o condutor do outro caminhão de placa CUE-0878, identificado como T.S.M, de 31 anos, teria apresentado também uma guia florestal do estado do Pará também falsa, mas uma nota fiscal válida.

Após a abordagem, os dois condutores foram encaminhados para Delegacia de Polícia Civil de Picos para os devidos procedimentos e o veículo ficou estacionado no pátio da PRF para encaminhamento ao IBAMA. 

Ao todo, já foram apreendidos 221m³ de madeira transportada ilegalmente no Piauí pela PRF, somente no ano de 2017.

Compartilhar no
Por: Nathalia Amaral

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!


Deixe seu comentário