Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Presos tentam fugir por buraco no teto da Penitenciária de Parnaíba

Um dos buracos foi feito onde há uma instalação da caixa d'água. Eles chegaram até portão da entrada do prédio, que estava fechado.

25/05/2021 11:37

Cerca de 29 presos tentaram fugir da Penitenciária Mista de Parnaíba, Litoral do Piauí. Os detentos abriram um buraco no forro de uma cela coletiva e tiveram acesso ao teto, que é de alvenaria.

Segundo o Sindicato dos Policiais Penais do Piauí (Sinpoljuspi), os detentos fizeram um segundo buraco feito para a instalação da caixa d'água e chegaram até portão da entrada do prédio, que estava fechado. A fuga não foi concretizada, porque os policiais penais ouviram barulhos e foram vistoriar as celas.

Após a tentativa de fuga na Penitenciária Mista de Parnaíba, nesta segunda (25) foram encontrados problemas de superlotação e carência elevada de policiais penais na unidade, segundo o vice-presidente do Sinpoljuspi, Vilobaldo Carvalho.

“O nível de superlotação chega a 350%, ou seja, 3,5 vezes a mais que a quantidade de presos para quantidade de vagas disponíveis na unidade penitenciaria. Infelizmente, tem ocorrido situações em que pessoas jogam materiais ilícitos da parte externa parte interna, além da tentativa de fuga e atividades que sobrecarregam os policiais penais”, explica Vilobaldo Carvalho.


Leia também: Superlotação em Parnaíba: Sejus diz que nova penitenciária deve resolver problema 


Após a vistoria no local, serão encaminhados documentos para Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) e o Ministério Público pedindo atenção das autoridades para o local. 

“A penitenciaria de Parnaíba requer que o Estado dê resposta à altura reforçando a segurança do sistema prisional e principalmente, adotando medidas de diminuição das atividades de rotina para que os policias possam trabalhar com mais segurança”, conclui.


Fotos: Reprodução/Sinpoljuspi


Mais sobre: