Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Presos gravam vídeo de dentro de presídio e pedem saída de gerente

Nas imagens, um detento encapuzado acusa a gerência da penitenciária de ser responsável pela morte de um dos presos na tarde de ontem (14).

15/01/2018 16:17

O O Dia teve acesso a um novo vídeo gravado por detentos custodiados na Penitenciária Irmão Guido, localizada na zona Rural de Teresina, em que os mesmos pedem a saída do gerente e do gerente-adjunto do presídio. Encapuzado, um dos presos relata um caso que teria acontecido na tarde de ontem (14), quando um dos detentos veio a óbito, e refuta a versão de que a vítima teria sido encontrada morta durante uma vistoria. Esse é o segundo vídeo vazado de dentro do presídio em menos de 24 horas. 

Nas imagens, um dos presos aparece com uma camisa cobrindo o rosto e de óculos, enquanto outros homens falam ao fundo. Durante o vídeo, que tem pouco mais de três minutos, os presos afirmam que o detento morto, identificado como sendo Kellvy Sousa Alves, foi vítima de uma suposta ação por parte da gerência do presídio. De acordo com os relatos, por volta das 15h30 deste domingo, os agentes penitenciários teriam atirado com balas de borracha e usado gás lacrimogênio contra detentos do pavilhão B. Medida que é recomendada apenas durante motins ou rebeliões.


Detentos pedem saída de gerente-adjunto do presídio.

Devido a suposta ação comandada pela gerência da Irmão Guido, mais de 40 detentos teriam sido atingidos e Kellvy teria morrido asfixiado, por conta do gás lacrimogênio. “Nós até tentamos chamar eles, mas eles não deram assistência médica, acertaram um tiro no cara, nas costas. Nós queremos a saída dele [do gerente-adjunto do presídio, Marcione Pinheiro], porque ele é muito violento, muito agressivo [sic]”, conta o preso. A Irmão Guido possui atualmente na gerência o agente penitenciário Gustavo Castro, que assumiu o comando do complexo há uma semana.

No vídeo, os detentos provocam ainda o juiz da Vara de Execuções Penais, José Vidal, e o promotor de Justiça Elói Pereira Júnior, pedindo a saída da atual gerência do presídio e o retorno de um antigo gerente. “Cadê você, Vidal? Cadê você, Elói? Nós queremos justiça em cima da Justiça, porque o que ele fez foi desumano. O pavilhão não ‘tava’ com nenhuma alteração. Queremos o diretor Oziel de volta [sic]”, dizem os detentos.

Contraponto

Procurada pelo O Dia, a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) informou que o preso que faleceu havia reclamado no sábado (13) que estava passando mal e, por causa disso, foi levado imediatamente ao hospital, onde foi atendido e recebeu alta, retornando ao presídio. De acordo com o órgão, a gerência do presídio prestou toda a assistência médica necessária e o Samu foi chamado para atender o preso.

Além disso, a Sejus comunicou que está abrindo um procedimento administrativo para apurar o caso, inclusive a origem dos vídeos para saber se as imagens foram feitas por presos ou por agentes públicos e para verificar as falas dos presos. 

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: