Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Presos cobrem buraco de fuga com papel na Penitenciária de Esperantina

Seis detentos foram capturados pelos agentes penitenciários no teto de um dos pavilhões, ao tentarem utilizar o buraco para a fuga.

08/09/2017 16:16

Agentes penitenciários abortaram a fuga de, pelo menos, seis detentos na Penitenciária de Esperantina por volta das 15h desta sexta-feira (08). Segundo informações do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), para tentar enganar os agentes, os presos colaram folhas de papel para encobrir o buraco que seria utilizado para a fuga.

O buraco foi percebido ao final do horário da visita íntima pelos agentes. A informação é de que seis presos estavam no teto do Pavilhão B, preparados para a fuga quando foram capturados. De acordo com o diretor jurídico do Sinpoljuspi, Vilobaldo Carvalho, apenas um Policial Militar auxilia na vigilância dos mais de 400 presos, divididos em quatro pavilhões.


Presos cobrem buraco de fuga com papel na Penitenciária de Esperantina. (Foto: Divulgação/Sinpoljuspi)

"Lembrando que em Esperantina são apenas 156 vagas e a Penitenciária está com mais de 400 presos, inclusive alguns que são de Teresina", pontua o diretor jurídico. Para ele, as fugas são um reflexo da falta de investimentos do governo estadual no sistema prisional piauiense.

"Eu tenho certeza que se não houvesse essa superlotação e se houvessem profissionais suficientes, isso não aconteceria. Está aumentando cada vez mais a quantidade de presos e não temos uma resposta do Estado em termo de estrutura e infraestrutura", destaca Vilobaldo Carvalho.

A recomendação, segundo o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, é que os estabelecimentos prisionais tenham um agente para cada cinco presos por plantão. De acordo com Vilobaldo Carvalho, a recomendação é bem diferente do que acontece na realidade. "Em Esperantina temos um agente para cada 104 presos, é essa realidade que enfrentamos no dia-a-dia", lamenta.

Três tentativas de fuga abortadas em uma semana

A Secretaria de Justiça informou que esta já é a terceira tentativa de fuga em penitenciárias do Estado abortada em menos de uma semana. Na última quarta-feira (6), a Secretaria de Justiça realizou a Operação Raposa Presa, na Penitenciária Irmão Guido, após obter informações sobre uma possível fuga em um dos pavilhões da unidade. A tentativa de fuga foi debelada e abortada.

Na última quinta (7), na Casa de Custódia de Teresina, dez detentos tentaram fugir e foram interceptados por policiais militares e agentes penitenciários de plantão. A última tentativa de fuga ocorreu nesta sexta na Penitenciária de Esperantina.


Presos cobrem buraco de fuga com papel na Penitenciária de Esperantina. (Foto: Divulgação/Sinpoljuspi)

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: