Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Policiais serão proibidos de entrar armados em prévias carnavalescas

Representantes de corregedorias de diversos órgãos reuniram-se com promotores de festas. Uma das orientações é que sejam recolhidas as armas de agentes públicos que não estiverem em diligência.

17/01/2018 13:17

Representantes das Corregedorias de seis instituições do setor de segurança pública estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (17) com organizadores de prévias carnavalescas e de outros eventos que acontecem na capital para tratar sobre o acesso de servidores públicos armados em festas.

O objetivo da reunião, realizada no auditório do Quartel do Comando-Geralda Polícia Militar do Piauí, é evitar a ocorrência de novos crimes, como o da noite do último sábado (13), quando três pessoas foram baleadas pelo cabo do Exército Wanderson Lima Fonseca, na festa Banda Bandida, que é realizada na Rua 24 de Janeiro, no Centro de Teresina.

Coronel Alberto Menezes (Foto: Assis Fernandes / O DIA)

Estiveram presentes representantes das Corregedorias da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Exército, além de um representante da Secretaria de Justiça (já que os agentes penitenciários também têm porte de arma).

Os corregedores se colocaram à disposição dos organizadores das festas para prestar orientações imediatas sempre que houver alguma situação de policial ou outro agente de segurança solicitando acesso a um evento portando arma de fogo.

O organizador da banda Bandida, Último Coelho, falou em nome dos promotores de eventos, e deu algumas sugestões para melhorar a segurança no entorno das festas.

Segundo o coronel Alberto Menezes, coordenador-geral de Operações da Polícia Militar, uma das orientações dadas durante a reunião é para que os organizadores dos eventos reservem um local específico para guardar as armas de agentes públicos que queiram entrar nas festas mas que não estejam em serviço, realizando alguma diligência. A recomendação é que haja um local seguro - preferencialmente um cofre - para guardar as armas.

Na reunião, também ficou acertado que a Polícia Militar vai procurar atuar de forma conjunta com as equipes de segurança privada contratadas pelos promotores das festas, de maneira a conseguir resultados mais efetivos na proteção aos foliões.

"Vamos fazer os isolamentos um pouco mais afastado e tentar colocar viaturas em todos os acessos. Nós orientamos os organizadores a procurar as equipes da PM sempre que, numa revista, for identificado algum agente público armado. Isso será uma forma de esclarecer qualquer dúvida inicial, como, por exemplo, saber se essa pessoa tem ou não porte de arma e se ela pode entrar no evento com a arma.

Por: Cícero Portela
Mais sobre: