Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia prende um dos acusados de participar da morte de Major da PM

Acusado preso nega que major tenha reagido a assalto. Na Polícia Militar, ele já havia exercido as funções de assessor de imprensa e atualmente comandava o 1º BPM.

21/03/2017 22:21

Atualizada às 7h41min

O BOPE, em operação conjunta com Núcleo de Inteligência da Polícia Civil e Secretaria de Justiça, conseguiu prender Iranilson Pereira, acusado de envolvimento na morte do Majar Mayron. O suspeito, que usa tornozeleira eletrônica, foi preso dentro de casa, com motocicleta utilizada no latrocínio.

A polícia também já conseguiu identificar o segundo acusado de participar do latrocínio que tirou a vida do major. Segundo as informações da PM, trata-se do homem identificado como Alisson Candomblé.

O Major Mayron, comandante do 1º BPM, será velado e sepultado na cidade de Valença, ainda na manhã de hoje (22).

Em um vídeo, divulgado ainda na manhã de hoje, o acusado confessa participação no crime. Iranilson era quem pilotava a moto no momento do assalto, mas afirma que quem atirou contra o major foi o seu comparsa.

Motocicleta usada no latrocínio que vitimou major da Polícia Militar do Piauí (Foto: PM)

Ainda segundo o acusado, o major Mayron não chegou a reagir ao assalto: o militar foi alvejado logo que o atirador percebeu que ele tinha uma pistola. O tiro atingiu o peito do major, que veio a falecer no Hospital de Urgências de Teresina (HUT).


Nota de pesar

O Governo do Estado do Piauí divulgou nota de pesar pela morte do major Mayron. A nota, assinada pelo secretario Fábio Abreu e pelo comandante geral da PM, coronel Carlos Augusto, além do governador Wellington Dias. veja a nota completa abaixo:

O Governador do Estado do Piauí, Wellington Barroso de Araújo Dias, o Secretário de Segurança Pública, Fabio Abreu, e o Comandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Carlos Augusto Gomes de Souza, externam o mais profundo pesar pelo falecimento do Major Mayron Moura Soares, comandante do 1° BPM, ocorrido na noite desta terça-feira (21), em Teresina. A Polícia Militar do Piauí perdeu um de seus mais zelosos oficiais e aplicará todos os seus esforços na prisão dos assassinos. 

A polícia piauiense vem tentando de todas as formas melhorar sua atuação para garantir a segurança da população. Lamentamos que a sociedade ainda passe por uma situação tão lamentável, mas asseguramos todos os esforços. Ao longo dos meses já pudemos alcançar bons resultados com a queda no número de roubos e homicídios, o que mostra a eficácia das ações. Contudo, buscaremos mais ainda a redução de todos os índices. 

O momento é de solidariedade à família do policial militar falecido, na esperança que Deus possa continuar encorajando cada homem e mulher, policial militar, a continuar a sua nobre missão de proteger a sociedade piauiense com a mesma ousadia e coragem.

Wellington Dias – Governador do Piauí

Coronel Carlos Augusto – Comandante da Polícia Militar

Fabio Abreu - Secretário de Segurança Pública


O comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar de Teresina e ex-porta voz da PM, major Mayron Moura, foi assassinado a tiros durante uma tentativa de assalto ocorrida no final da noite desta terça-feira (21) próximo ao Clube dos Rodoviários, na estrada da Usina Santana, no conjunto Verde Cap. Segundo a polícia, ele teria reagido à investida de criminosos e foi alvejado com um disparo.

O assalto teria ocorrido próximo a um ponto de ônibus, onde o major Mayron tinha ido pegar a filha. A informação é do sargento Magalhães, do 8º BPM. "Ele foi pegar a filha dele no ponto de ônibus, então dois elementos chegaram e anunciaram o assalto. Deram um tiro no peito esquerdo e ele não acabou não resistindo", relata o sargento.

O major Mayron ainda foi encaminhado para o Hospital de Urgências de Teresina (HUT), mas acabou sofrendo uma parada cardíaca em decorrência do ferimento da bala, vindo a óbito pouco depois de dar entrada. Policiais do 8º BPM realizam diligências na região à procura dos suspeitos, mas até o momento ninguém foi preso.

Por meio de nota, a Secretaria de Segurança lamentou o ocorrido e informou que policiais civis e militares já estão mobilizados para tentar encontrar os suspeitos do latrocínio.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí lamenta com profundo pesar o assassinato do major Mayron Moura Soares, ocorrida na noite desta terça-feira (21) durante um assalto na região da Usina Santana, na zona Sudeste de Teresina. O secretário Fábio Abreu presta condolências à família e solidariedade aos colegas de farda pela morte do atual comandante do 1º BPM em Teresina. Equipes de policiais militares e civis estão nas buscas pelos dois acusados desse crime, que não ficará impune. A perda de qualquer membro da Segurança Pública é irreparável e provoca as forças policiais a se fortalecerem cada vez mais contra a criminalidade.

Por: Maria Clara Estrêla, com informações de Raisa Magalhães
Mais sobre: