Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia prende família suspeita de comandar tráfico de drogas em Picos

Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de prisão. De acordo com a Polícia, a família costumava ostentar veículos de luxo no município.

13/12/2018 14:32

Uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (13) culminou na prisão de uma família suspeita de comandar o tráfico de drogas na cidade de Picos e municípios vizinhos. A informação é de que a família costumava ostentar veículos de luxo no município. Segundo o titular da Delegacia Regional de Picos, o delegado Jonatas Brasil, ao todo doze mandados de prisão foram cumpridos durante a operação. 

Polícia Civil prende família suspeita de comandar tráfico de drogas em Picos. (Foto: Divulgação/SSP)

De acordo com o delegado, três suspeitos já estavam presos pelo mesmo crime no sistema prisional do estado. Já as outras pessoas detidas hoje eram pertencentes à mesma família, incluindo o líder da quadrilha, identificado como Francisco Sales Sousa. Além dele, a sua esposa, sobrinhas, cunhados e outros familiares também foram detidos na operação. 

“O Sales já foi preso em 2009, 2012 e 2013 por tráfico de drogas. No ano de 2016 houve a morte de um adolescente aqui na cidade e investigamos que a motivação desse homicídio teria sido porque a vítima teria furtado 5 kg de maconha do Sales, e ele acabou mandando matar o adolescente”, explica o delegado.

Polícia Civil prende família suspeita de comandar tráfico de drogas em Picos. (Foto: Divulgação/SSP)

Com a informação, a Polícia Civil passou então a monitorar a família para conseguir juntar elementos que apontassem o envolvimento dos suspeitos com o tráfico de drogas na região. “Nós iniciamos as diligências em fevereiro desse ano, e de lá para cá já conseguimos prender algumas pessoas, inclusive familiares do Sales que foram presos em flagrante por tráfico de drogas”, relata o delegado Jonatas Brasil.

Os suspeitos foram presos em suas residências enquanto dormiam, com exceção de Sales que, segundo a Polícia Civil, estaria cauteloso após a prisão de um dos seus comparsas. “Nós pegamos todos de surpresa. O Sales não estava em casa porque desde que prendemos o "Doutor", que era o seu braço direito, ele ficou mais cuidadoso. Ele chegou em casa de manhã e entrou para pegar alguma coisa, na saída ele foi abordado e preso”, afirma. 

Polícia Civil prende família suspeita de comandar tráfico de drogas em Picos. (Foto: Divulgação/SSP)

No momento da prisão, foram apreendidos: um veículo de luxo, dinheiro, aparelhos celulares, cocaína, dentre outros objetos. De acordo com a polícia, a caminhonete SW4 apreendida teria sido comprada com dinheiro do tráfico de drogas, já que Sales possuía apenas um pequeno comércio cujo lucro obtido era incompatível com o luxo ostentado pela família.

Além de Sales, também foram presos: Sinara Francisca Leal, Teresa Regina Maria da Silva, Marinez Lucas de Almeida, Luzineide de Sousa Almeida, José Edson Nascimento Silva, Raimundo Nonato João da Silva, Edilberto Lucas de Almeida, Antônio Wesley de Sousa, José Pereira de Brito Neto, Sayonara de Almeida Medeiros, Geilson Dias de Sousa.

Os suspeitos foram conduzidos à Central de Flagrantes de Picos e deverão ser encaminhados para o sistema prisional.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: