Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia investiga participação de servidores em fraudes de concursos

A Operação Veritas foi desencadeada hoje visando desarticular o grupo criminoso que tentou fraudar os concursos do Tribunal de Justiça do Piauí e da Prefeitura de Capitão de Campos.

10/03/2016 08:07

A polícia civil do Piauí deflagrou nas primeiras horas da manhã hoje (10) a Operação Veritas nas cidades de Teresina, Campo Maior, Barras, Piripiri e municípios do Maranhão. A ação tem como objetivo cumprir os mandados expedidos contra um grupo de criminosos acusados de fraudar os concursos do Tribunal de Justiça do Piauí e da Prefeitura de Capitão de Campos.


Fotos: Divulgação

De acordo com o Delegado Carlos César, coordenador do Greco, uma quadrilha interestadual já vinha sendo investigada antes da prisão de cinco pessoas no dia da aplicação das provas do concurso do TJ, em dezembro do ano passado. “Eles contratavam uma pessoa para fazer as provas e depois saiam e passavam o gabarito para quem comprava e ainda estava em sala. Com a prisão dos cincos, conseguimos chegar aos demais”, disse o delegado.


Leia também: Quatro pessoas são detidas por suspeita de tentar fraudar concurso do TJ-PI 

                       Presidente do TJ-PI nega ter pedido anulação de concurso


A polícia investiga ainda a participação de servidores públicos, como policiais civis e de agentes penitenciários, nas ações criminosas. “A quadrilha tem várias ramificações e eles ajudavam de alguma forma nas provas. Há servidores públicos que enveredam por esse caminho. Todos os envolvidos serão ouvidos na investigação”, afirmou o Delegado Geral Riedel Batista.

Os candidatos presos durante o concurso do Tribunal de Justiça do Estado foram liberados ainda no dia da prova após pagarem fiança. Eles foram eliminados do concurso, mas apenas o TJ pode decidir se o certame será cancelado ou não.

Dentre os presos em dezembro, os que colaboram com as investigações não tiveram mandados expedidos nesta nova fase. Os demais foram conduzidos à delegacia para que suas informações sejam confrontadas com as primeiras. Mais de 20 delegados participam da operação.

Hoje serão cumpridos 37 mandados de prisão, 46 conduções coercitivas na Capital e no interior e 34 mandados de busca e apreensão. Um adolescente também foi apreendido.  A investigação está sendo realizada com base em três inquérito policiais.

Edição: Nayara Felizardo
Por: Ithyara Borges
Mais sobre: