Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Polícia divulga imagens de suspeito de aplicar golpe em bancos de Teresina

Homem aproveita momento de distração das vítimas e troca envelopes com dinheiro por envelopes vazios.

14/07/2017 17:28

A Polícia Civil, por meio da 3º Delegacia de Polícia Civil, está à procura de um homem suspeito de aplicar golpes em clientes de bancos em Teresina. Segundo o titular do 3º DP, o delegado Francis Eduardo, o homem aproveita um momento de distração da vítima para trocar envelopes com quantias de dinheiro por envelopes vazios. Até o momento, três boletins de ocorrência foram registrados por vítimas da prática criminosa.

Em imagens gravadas pelo circuito interno de segurança de um banco localizado na Avenida Barão de Gurgueia, na zona Sul de Teresina, divulgadas pelo 3º DP, é possível ver o homem abordando uma mulher na fila do banco. Segundo o delegado, o suspeito cede o lugar na fila, e quando a vítima está no caixa eletrônico para fazer o depósito, ele oferece ajuda. Nesse momento, o suposto estelionatário troca o envelope da vítima com dinheiro por um envelope vazio, sem que a vítima perceba.

Polícia divulga imagens de suspeito de aplicar golpes em bancos de Teresina. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

“Ele começa a conversar, tira a atenção da vítima, de modo que ela não percebe que ele fez uma troca de envelopes e vai efetuando a transação. Acontece tudo muito rápido, e ele acaba ficando com o envelope da vítima e ela sai da agência com o comprovante, acreditando que o dinheiro foi depositado”, relata o delegado. 

De acordo com o delegado, a dificuldade em encontrar o suposto criminoso se dá pela demora dos clientes perceberem que foram vítimas de um golpe. Somente dias após a transação, a vítima é avisada que o depósito não foi realizado. “Dias depois essa mulher voltou na agência porque soube que o dinheiro não havia sido depositado, e ao retornar ao banco e ver as imagens, foi que ela percebeu que tinha sido vítima de um golpe”, explica.

Sequência de imagens mostra o modus operandi do suposto estelionatário. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)

O delegado destaca ainda que não é possível afirmar se o suposto estelionatário agiu sozinho, pois nas imagens apenas um homem entra em contato direto com a vítima. No entanto, é comum que em crimes dessa modalidade mais de uma pessoa esteja envolvida. Ele afirma ainda que as vítimas preferidas dos criminosos são mulheres e idosos e pede que quem tiver qualquer informação que leve a identificação do suspeito entre em contato através do telefone: (86) 99449-2575. O nome da fonte será mantido em absoluto sigilo.

Para evitar cair em golpes como este, é importante que clientes de bancos fiquem atentos à algumas dicas ao realizar alguma transação em agências bancárias, como: não aceitar ajuda de estranhos; não fornecer a sua senha para ninguém; tentar memorizar a senha ao invés de anotar em um papel; ter cuidado com o envelope para depósito e com o cartão bancário; ter cuidado ao ser abordado por pessoas desconhecidas.

Por: Nathalia Amaral
Mais sobre: