Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Operação Desarme: Polícia apreende armas na zona Leste de Teresina

Foram expedidos oito mandados de busca e apreensão que serão cumpridos ao longo da manhã.

16/04/2014 07:56

A Polícia Civil, nas primeiras horas da manhã de hoje (16), está dando cumprimento a mandados de busca e apreensão em toda a zona Leste e Teresina. O foco da ação, segundo o Núcleo de Inteligência da polícia, é a retirada de circulação de armas que estejam nas mãos de pessoas não autorizadas e a redução em 40% o número do número de homicídios na capital piauiense. Segundo o delegado Matheus Zanatta, até o momento os objetivos estão sendo atingidos.

Fotos: Marcela Pachêco/O Dia


O delegado Matheus Zanatta diz que objetivo da ação é reduzir em 40% os homicídios em Teresina

A ação conta com o apoio da Delegacia de Homicídios, Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, RONE, BOPE e as delegacias de Altos e Campo Maior que atuam para evitar que algum suspeito empreenda fuga para municípios vizinhos.

O delegado Daniell Pires informou que foram expedidos oito mandados de busca e apreensão e que quatro armas já foram apreendidas, sendo dois revólveres calibre 38 e duas armas longas, e cinco prisões em flagrante efetuadas. Além disso, a polícia conseguiu apreender várias munições de 9 milímetros que é de uso restrito da polícia.


Foto: Polícia Civil

�€œPor enquanto, a ação vai se concentrar apenas na zona Leste, mas a intenção é expandi-la para outras partes da cidade. O objetivo tirar de circulação armas que seriam usadas em homicídios e na prática de crimes�€, disse o delegado Daniell. Os policiais também encontraram maconha, crack e dinheiro em algumas casas, mas a quantidade ainda não foi contabilizada. 


Uma das armas foi encontrada no meio das roupas de um dos suspeitos/Foto: Polícia Civil

Das cinco pessoas detidas, duas foram presas na mesma casa, segundo o delegado Zanatta. "Foram encontrados no mesmo local o James Rodrigues Oliveira e um outro rapaz de nome Hugo. Na residência deles, tinha uma arma, mas a gente ainda não sabe de quem é, por isso nenhum deles foi enquadrado no crime de porte ilegal de armamento ainda. Mas o mais curioso é que o James dormia com o revólver ao lado corpo e quando foi pego, ainda tentou correr, mas nós fechamos o cerco",relata o delegado.


Duas armas longas foram apreendidas/Foto: Polícia Civil

James Rodrigues Oliveira já tinha passagens pela polícia por homicídio e teria deixado a Casa de Custódia há apenas 15 dias. Nesse intervalo de tempo, de acordo com a polícia, ele já teria matado uma pessoas na Vila Samaritana, em Teresina. 

Os presos estão sendo encaminhados para a Central de Flagrantes e depois devem ser conduzidos para o sistema prisional onde irão responder por associação ao tráfico porte ilegal de armas.


Coronel Jaime Oliveira, coordenador de estatísticas da Polícia Militar

Armas apreendidas

Segundo o coronel Jaime Oliveira, coordenador de estatísticas da Polícia Militar, nos últimos dois meses em Teresina foram apreendidas mais de 50 armas em poder de criminosos e com pessoas que não possuem registro. "A polícia tem deflagrado praticamente uma operação por semana objetivando tirar de circulação essas armas e com isso traz uma série de consequências. Uma delas é a diminuição dos homicídios", diz

Mais sobre: