Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

PM faz abordagem de forma violenta em evento de hip-hop do Sesc

Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram militares encapuzados procurando drogas e abordando populares em shows realizados no Parque Piauí.

09/08/2018 10:54

Vídeos circulando pelas redes sociais geraram polêmica nesta quinta-feira (09) ao mostrarem uma ação de policiais militares em evento realizado pelo Serviço Social do Comércio do Piauí (Sesc-PI) na Casa do Hip-Hop, espaço cultural localizado no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina. 


Em contato com ‘O Dia’, um dos artistas que se apresentava durante o evento relatou que a polícia invadiu o local de forma violenta, revistando as pessoas que estavam presentes. “Eles chegaram lá na casa e já foi colocando todo mundo contra a parede. Eles não mostraram mandado nenhum, só chegaram lá gritando que era um espaço público, dizendo que eles tinham o direito de invadir e revistar todo mundo”, conta Doka do Reação do Gueto, um dos grupos musicais. 


“Estávamos todos prestigiando o evento quando os policiais entraram na casa. Uma mulher foi agredida, tinha crianças vendo seus pais sendo revistados com armas apontadas para eles. Não tinha mandado pra entrar na casa e mesmo assim revistaram tudo. Não encontraram nada. Isso foi uma forma de preconceito dos policiais contra o movimento hip-hop", conta outra testemunhas, que se identificou apenas como Maria Simone. 

Maria denunciou ainda que os policiais militares do sexo masculino queriam revistar mulheres, o que gerou revolta. “Não tinham uma PM mulher e eles queriam revistar as meninas, e isso a gente sabe que não pode”, conta. 


“Eles alegaram que tinham recebido uma denúncia de que estava tendo uso e tráfico de droga no espaço, mas eles não encontraram nada. O que mais chateia a gente é a forma como eles chegaram. Não justifica a violência com a qual eles nos trataram. Tinham bandas nacionais para se apresentar, era um evento grande do Sesc”, relata Doka.

A Polícia Militar informou que nenhuma denúncia foi feita na Corregedoria alegando a violência. “Qualquer situação em que o cidadão ache que tenhamos lesado seu direito, ele deve procurar a Corregedoria e denunciar a situação. A PM não foi procurada por nenhuma das vítimas, por isso não vamos nos manifestar sobre o ocorrido” esclarece o major Marcelo Barros, do Departamento de Comunicação da Polícia Militar. 

O Portal O Dia entrou em contato com o Sesc-PI, promotor do evento, que ainda não se manifestou sobre o ocorrido, mas informou que o ‘Amazônia das Artes’ é um evento nacional da entidade que circula pelo Brasil levando arte para as periferias.

Edição: Maria Clara Estrêla
Por: Lucas Albano
Mais sobre: