Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Op. Resguardo: 13 pessoas são presas por violência contra a mulher no Piauí

Polícia Civil verifica o cumprimento de medidas protetivas e checa denúncias de crimes cometidos contra a mulher na capital e no interior.

08/03/2021 09:15

Atualizada às 11h28min

Até o momento, foram cumpridos 13 mandados de prisão contra alvos acusados de cometerem crimes de violência contra a mulher. Ao todo, 13 pessoas já foram presas, a maior delas aqui na capital, Teresina. De acordo com a delegada Bruna Verena, coordenadora do Departamento Estadual de Proteção à Mulher, essas prisões estão relacionadas a tentativas de feminicídio, tentativas de estupro e violência doméstica.


Iniciada às 09h15min

Nesta segunda-feira (08) se comemora o Dia da Mulher. Mas se em determinados cenários, é tempo de celebração, ao menos no quesito segurança pública, ser mulher ainda demanda esforços, luta e resistência. É que os números da violência praticada contra a mulher têm crescido no país como um todo e a nível de Piauí, a situação não é tão diferente.


Leia também: Elas no controle: da sala de aula à cozinha, são elas quem mandam


Para se ter uma ideia, os números divulgados hoje (08) pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) apontam que de 01 de janeiro até este 08 de março, a Polícia Civil já recebeu mais de 1,167 denúncias de violência contra a mulher. Ou seja, são recebidas em média 17 denúncias a cada intervalo de 24 horas.

Estes relatos de violência física e psicológica praticado contra elas já resultaram na conclusão de 268 inquéritos policiais, 11 cumprimentos de mandados de prisão e atendimento de mais de 1.170 mulheres vítimas de violência em todo o Estado somente neste ano de 2021. 


Foto: Jailson Soares/O Dia

Com o objetivo de garantir que elas não continuem sendo vítimas de crimes das mais diversas naturezas, a Polícia Civil, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, deflagrou uma operação nacional para verificar o cumprimento de medidas protetivas. Batizada de Operação Resguardo, a ação visa em seu cerne coibir a violência contra a mulher e acontece nos 26 estados e no Distrito Federal.

Além da verificação de cumprimento de medidas protetivas, a Operação Resguardo tem também o objetivo de chegar denúncias de violência contra a mulher. Aqui no Piauí, a ação conta com a coordenação do Departamento Estadual de Proteção à Mulher e apoio das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAM), da Gerência de Polícia Especializada, da Gerência de Polícia do Interior, da Acadepol, da Patrulha Maria da Penha e da Guarda Maria da Penha.

Metade dos assassinatos delas acontece dentro de casa

Pesquisa recente divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que metade dos assassinatos de mulheres no Piauí aconteceu dentro de casa. Os números se referem ao ano de 2018. De acordo com o levantamento, pelo menos 50% das mulheres que foram mortas no Estado naquele ano, perderam a vida quando estavam em ambiente familiar ou até mesmo dentro de sua própria residência. 

Para efeito de comparação, os homicídios de homens ocorridos dentro dos domicílios respondem por apenas 16,3% dos casos.

Aguarde mais informações.

Mais sobre: